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De acordo com o pesquisador e professor Ismar Capistrano, a cobrança pelo acesso de conteúdo na web é a alternativa dos impressos, proposta pelo magnata da mídia Rodurph Mordoc, para a queda na arrecadação com a vendagem de exemplares. Para ele, é assim um indício da extinção do impresso. Mas Michel Victor nega essa possiblidade na empresa. “Não temos qualquer previsão do fim do impresso porque o impresso gera reconhecimento”, afirma.
O Jornal O Povo, que existe há 84 anos, fundou seu portal em 1997. O Povo online tem como principal objetivo transmitir informações em tempo real sobre os acontecimentos no Ceará, no Brasil e no exterior. Segundo Victor, a principal ideia da publicação é a inovação. O Portal possui sua própria editoria, os profissionais estão organizados por núcleos específicos: esporte, economia, blogs, politica e outros.
O Povo online possui um layout da página que diariamente é modificado, ao todo são quinze modelos de capa. Assim, possibilitando maior facilidade de acesso das colunas e paginas do Portal, que se mantem atualizado com as novas ferramentas da internet para navegação. O site também é diariamente alimentado de conteúdos produzidos por profissionais do jornal impresso.
A interação do internauta com o site também se dar de forma colaborativa, em que as pessoas podem postar seus comentários, sugestões, através do o mapa, fotos e vídeo.
A linha editorial do Portal é a mesma do jornal impresso, da TV e da Rádio do grupo de comunicação. O veiculo online também se configura atualmente como a principal estratégia para disseminar esses outros meios de comunicação da empresa.
Embora a Internet possibilite a publicação instantânea de noticias em vários formatos, pela convergência das mídias, “não podemos perder de vista o compromisso com o jornalismo e a qualidade da notícia”, relata Michel. Pois durante os 84 anos do Jornal O Povo, mantendo seu compromisso com o público, e agora com o site a responsabilidade se intensificou ainda mais, pois é muito fácil encontrar notícias que são publicadas de forma totalmente equivocas, e o papel do jornalista é correr atrás da informação.
Para Eliomar Lima, blogueiro do Portal “a internet tem um grande papel na comunicação hoje, e ressalta a importância dos blogs para os meios de comunicação. Ele afirma que devemos ter cuidado com o que se ver na internet, pois da mesa forma que se usa para desenvolver trabalhos de informação e formação, também pode ser usada para propagar o mau uso de suas ferramentas por pessoas de má fé”.
Pois, na internet há vários tutoriais grátis disponíveis para qualquer pessoa acessar, postar notícia, vídeos, áudios, fotos, mais é papel do jornalista averiguar e transmitir a informação correta de acordo com Michel.
Texto: Daniela Santana, De Assis Soares e Hildebrando
Andrade
Audio: Raquel Luz e Silvana Bezerra
Imagens/Vídeo: Wesley Lima e Rafael Miranda
Orientação: Ismar Capistrano
Acho muito interessante e inovador (para a empresa) tentar renovar-se acompanhando as novas formas de comunicação.
ResponderExcluirÉ verdade que existem várias fontes e muitas não confiáveis que disseminam notícias na rede, porém a empresa O Povo, como citado no texto, possui 84 anos de história e credibilidade na vida dos cearenses e essa confiança mantem-se tantos nos impressos como no virtual.
Acredito que a cobrança por informações o deixa um pouco distante de alguns públicos, como por exemplo estudantes, já que a cobrança de uma taxa restringe seus leitores, porém não deixará de ser uma página procurada por "curiosos" por notícias.
Larissa Nobre de Sousa