quinta-feira, 2 de maio de 2013

A voz que eles precisam.


As questões acerca dos movimentos sociais na internet são explicadas pela força que esse meio tem em atingir grande quantidade de pessoas e com uma força incalculável. Possibilitando, então, poder à uma classe anteriormente desvalorizada.
Quando um grupo encontrasse em um ponto de descontentamento em relação a algum posicionamento social ou de certos indivíduos, e, a princípio, não dota de influência necessária para conseguir resolver determinado problema, ele pode utilizar de manifestações sociais que o unirão a outra parcela da população que anseia por mudança, obtendo então participação influente nas questões sociais.
Exemplos desses movimentos são comuns em nossa história. O caso da primavera árabe onde as pessoas conseguiram por meio de suas revoltas retirar ditadores do poder, inúmeras marchas que ocorrem pelo mundo na tentativa de combater o preconceito para com segmentos compostos por mulheres, negros, gays e pobres, por exemplo, são movimentos que dão voz a um povo que não está sendo ouvido. São movimentos que incluirão o povo na sociedade de maneira ativa e igualitária e tornarão mais justos os direitos humanos. 

TEXTO POR: Karran Rodrigo

5 comentários:

  1. As mídias digitais estão invadindo a sociedade contemporânea.Vale ressalta a importância dessas mídias nos movimentos sociais, no qual as pessoas conseguem se comunicar muito rápido através de uma maquina.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo em partes com seu texto Karran. Hoje, de fato por ser algo já bem acessível, a internet virou um meio para que com uma única mensagem se consiga atingir inúmeras pessoas. OK! Mas fazer com que essas mesmas pessoas (por mais que compactuem com algo) saião da sua zona de conforto por mudança de algo a se pensar. São raras as manifestações que tiveram inicio no cyber-ativismo saírem de lá. O que me é mais comum, é ver pessoas xingando muito #chatiadissimas sobre algum assunto, mas cada um no seu quadrado. São como são chamados, "ativistas de cadeira". Sou daqueles que acredita que conectados podemos mais, porém ainda há uma carência de "formação virtual" pra que isso aconteça. Me entende? ˆo)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário do Musquito acima. Creio que a internet é sim um ótimo meio para você expor ideias - ela dá essa "liberdade", mas creio que a maior parte dos usuários acabou se acomodando na sua zona de conforto. Sempre que começa alguma polemica vejo, principalmente no Facebook, meu feed de noticias tomado por comentários de xingamentos, etc. Um exemplo bem atual disso foi a polemica do Marco Feliciano no poder. Eram incontáveis os posts na rede social, uns concordando radicalmente com suas atitudes, uns descordando e o xingando bruscamente. Creio que isso acontece por conta da "falsa" realidade que a internet trás. Uma realidade distante mas ao mesmo tempo muito próxima - na sua frente, bem ali no monitor. Por estarmos sentados na frente do computador, é como se o mundo se resumisse aquele cubículo (a cadeira, a mesa, e o monitor)e toda e qualquer atitude de "se levantar e ir atrás dos seus direitos, de mudanças, etc" parece distante ou até mesmo impossível. Preferimos muitas vezes crer que não tem mais jeito - como se comentários e posts revoltados fossem mudar alguma coisa - ou que outra pessoa irá fazer isso no nosso lugar.
    Claro que não podemos culpar totalmente a internet por conta dessa sociedade preguiçosa e descrente em relação a um mundo melhor, isso também é papel da Educação e das influências em volta dessa pessoa. Podemos citar inúmeras pessoas que usaram esse meio não só para levantar “porquês”, mas para levantar uma grande multidão a não se calar e sim a gritar pelos seus direitos. Um exemplo claro disso é a “pequena” – aspas porque o que essa garota está fazendo é incrível e dar a ela o nome de “grande” seria mais apropriado – Isadora Faber de apenas 13 anos, dona da página no Facebook “Diário de Classe” onde posta a realidade em uma escola pública na qual estuda. Esse movimento que essa garota fez trouxe sim algumas melhorias para a sua escola o que já é alguma coisa. E para finalizar o comentário segue aqui uma citação da Isadora na descrição de sua página:
    "Eu Isadora Faber que tenho 13 anos, estou fazendo essa página sozinha, para mostrar a verdade sobre as escolas públicas. Quero melhor não só pra mim, mas pra todos."



    Thays Saldanha

    ResponderExcluir
  4. A internet é, atualmente, o meio de maior difusão de ideias, isso é indiscutível. Porém, não será esse meio o responsável por fazer com que as pessoas passem a participar ativamente de mudanças sociais. É preciso conscientização por parte das pessoas que a internet pode sim ser utilizada para apoiar seu ideal revolucionário, como no caso da Primavera Árabe, mas as pessoas devem ir além disso.
    Como falou a Thays, preferimos acreditar que outra pessoa irá fazer isso no nosso lugar. Porém, se todos pensarem assim, na maioria dos casos, a mobilização feita na internet não servirá de muita coisa.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto organização de Movimentos Sociais,a internet se mostra como uma importante ferramenta de contribuição para a mobilização das massas. Esta nova tecnologia nos oferece voz com a possibilidade de atingir pessoas no mundo todo. A sensação de liberdade de expressão e igualdade dentro do universo virtual é bem maior, aqui as pessoas podem levantar questionamentos, debater sobre os mais variados assuntos e organizar ações pertinentes para a contribuição de uma sociedade melhor. Nesse contexto, a internet mostra-se como uma forma positiva de impulsar os movimentos sociais.

    ResponderExcluir