sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vigilância Governamental na Internet



  O governo detém uma vigilância de conteúdos que circulam na internet, de dados de usuários para algum meio futuro de pesquisa deles. Mas até onde esse acesso prejudica a "liberdade" dos usuários? Levando em conta que o governo, principalmente dos EUA, detém o total acesso livre a internet, dados pessoais de usuários, por conta de algum caso policial. Vale salientar também que o governo possui o acesso total de dados destes usuários, também esta vigilância governamental, solicitam junto ao Google retirada de conteúdos da internet em declaração de diplomacia e tratados jurídicos. Uma lista elaborada para saber quais países solicitam ao Google a retirada de conteúdos, em primeiro lugar ficou o Brasil, principalmente no período eleitoral, em virtude de denuncias a candidatos, essa lista foi apresentada no segundo semestre de 2012. Contudo, perante esta vigilância do Governos, certos usuários não se sentem intimidados a certas postagens que podem difamar a imagem de alguém "poderoso" no país, vem daí a preocupação do Governo de retirada de conteúdos.

2 comentários:

  1. Acredito que a vigilância de conteúdos não influi na liberdade de expressão dos usuários, é mais um caso de segurança, além de existir muitos loucos e psicopatas na rede. O texto cita o caso dos EUA que tem total acesso a internet e dados de usuários, e sabemos que tal país é alvo quase que constante de ataques terroristas e ele mais do que qualquer outro país necessita desta vigilância de conteúdos. Sabemos ainda que vários casos criminais já tiveram boa parte de sua investigação esclarecida por posts na net, onde os EUA entra novamente. No Brasil como o texto cita, no período de eleições as redes sociais ou a rede de internet em geral são invadidas por opiniões ofensivas de certos eleitores que exageram na maneira de expressar-se.

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa questão merece uma boa discussão. Também concordo que vigilância dos conteúdos não influi na liberdade dos usuários de certa forma. Em nossas vidas reais, somos vigiados de certa forma também. Há órgãos para fiscalizar se estamos fazendo as coisas corretamente. Porque não haver vigilância na internet? Entretanto discordo quando autoridades mandam que sites como o Google retirem conteúdos de certos indivíduos, caso contrário o Google pagará multa. Analogicamente, é como culpar o vendedor autorizado de armas por um assassinato cometido por tal arma oriunda de sua loja. Acredito que medidas devem ser tomadas contra o usuário, e não contra o Google, Facebook, Youtube entre outros.

    ResponderExcluir