domingo, 26 de maio de 2013

Vigilância na Internet e o Comportamento




         A vigilância digital usa informações sobre os indivíduos para construir um padrão de comportamento, a mesma não se interessa pelas ações do indivíduo em si, e seu objetivo é prever suas novas ações. Isso consiste em usar um conjunto de informações pessoais para agir sobre outros indivíduos, que permanecem desconhecidos até se transformarem em um perfil.
        Através da constante monitoração, e posterior criação de padrões, a vigilância digital cumpre um dos seus objetivos: prevenção de um evento. A criação de lógicas de comportamento gera simulações das possíveis escolhas dos usuários de forma proativa. E essa antecipação acaba por intervir nas escolhas, comportamentos e ações presentes, causando assim, um transtorno no comportamento.
          Com isso, cria-se um saber do coletivo, pouco importando as escolhas individualizadas. Se realmente considerarmos que o objetivo das empresas é o de prever ações para garantir uma adequação publicitária mais eficaz, constataríamos que existe um medo quase que “inexistente” em nossas angústias em relação à nossa privacidade. Conforme foi dito, as informações armazenadas são relacionadas a padrões de comportamentos e não a indivíduos.



7 comentários:

  1. É interessante tal recurso de a partir do meu comportamento na internet ser possível prever o que outras pessoas pode fazer. Esse recurso não é as escondidas, toda vez que baixamos um aplicativo ou um jogo no nosso Smartphone ou computador somos notificados de quais recursos serão necessários para sua utilização, como localização,músicas e fotos. Meio que autorizamos e aceitamos.Se isso é usado depois em forma de pesquisas estatísticas ou marketing, só é influenciado quem se permite. Acho generalizado quando no texto fala: " Com isso, cria-se um saber do coletivo, pouco importando as escolhas individualizadas".

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  2. Considero essa nova forma de traçar perfil de consumidores um pouco invasiva, porque muitos não sabem que estão sendo vigiados. Assinamos termos de contrato sem saber que estamos disponibilizando todos nossos dados e acessos para grandes empresas, violando a privacidade e liberdade que temos na rede.

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  3. O recurso é bastante interessante. É muito útil recebermos publicidade de acordo com as nossas necessidades, por exemplo. Concordando com a colega acima, nos somos alertados ao baixarmos um aplicativo ou criarmos um perfil em uma rede social, e autorizamos e concordamos com esses termos mesmo sem ler. Entretanto, um ponto negativo é que temos nossa privacidade de certa forma violada, já que todos os conteúdos, tudo que fazemos na rede serve como informação para empresas.

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  4. Como foi citado a cima, na verdade, somos vigiados e sabemos disso (direta ou indiretamente). Quer o admitamos, quer não, quer isso nos agrade, quer não, somos permanente¬mente vigia¬dos. Tudo o que hoje fazemos implica o uso de um computador e os computadores têm como efeito secundário produzir, natural¬mente, dados. Tudo é registrado, cruzado e inúmeras empresas de big data fazem negócio reconstituindo os perfis da vida privada de cada um a partir de variadas fontes.
    O Face¬book, por exemplo, correlaciona o nosso comportamento online com nossos hábitos de com¬pra offline. E, mais ainda, tem os dados de localização dos nossos telemóveis e a gravação de movimentos pelas câmaras de vigilância… Claro, que em determinados aplicativos e/ou sistemas, algumas informações são realizadas, somente, com “nossa autorização”. Mas, quantas outras não são realizadas sem ao menos imaginarmos? Até que onde e que ponto aceitamos/suportamos isso? Vale a reflexão. ;)

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  5. Somos vigiados a todo o instante, no meu trabalho, vigilância da internet, observamos isso claramente.Somos condicionados a certos comportamentos, devido a presença de câmeras, ou só pelo simples fato de ter a possibilidade de estarmos sendo vigiados.Isso é bom por um lado, pois estabelece uma lista de comportamentos que geram ordem dentro da sociedade, por outro lado, o indivíduo fica recuado e muitas vezes é influenciado pela massa com mais facilidade, devido a sua real expressão não ser exposta.O recurso da internet nos possibilitou uma interação horizontal, onde podemos nos comunicar com vários indivíduos ao mesmo tempo, em diversas localidades e em diversas intensidades e tempos.Essa interação nos faz ser emissor e receptor da mensagem, nos dando a possibilidade de ampliar as diversas teias de comunicação que a internet nos possibilita.Nela, podemos ser quem quisermos.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Toda essa vigilância possui vantagens e desvantagens. Para as empresas publicitárias traçar um perfil do consumidor é de extrema importância para o mercado ,pois é por este perfil que ele irá montar todo seu esquema de propagandas para incentivar o consumo daquele determinado indivíduo . Mas para nós que somos essa fatia do mercado ficamos sempre a mercê de inúmeras campanhas para sentirmos do desejo de comprar coisas que não precisamos .Porque é com a venda desses produtos com imagens pré-aprovadas pela sociedade que vai interferir no nosso comportamento,em exemplo disso é que se você possuir um carro Evoque ,as chances de você ser bem visto são bem maiores de que você possuir carro Gol ,um exemplo bem chulo mas que retrata bem os real juízo de valor que devemos ter ou não. Resta a indagação.

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