Profissão Scouter
Conhecendo um pouco mais sobre o profissional responsável por
“descobrir” modelos.
Por Alexandre Fernandes e Dulcinea de Carvalho
As belezas de famosas modelos nacionais e internacionais
saíram do anonimato e passaram a ocupar passarelas e ensaios de revistas após
serem descobertas por “olheiros”. Gisele
Bündchen, por exemplo, iniciou sua carreira aos quatorze anos quando foi
descoberta por um booker de uma agência de modelos, enquanto desfilava com
amigas em uma festa de 15 anos. Caroline Trentini foi também descoberta, aos quatorze anos,
pelo scouter Dilson Stein,
enquanto, simplesmente andava na rua de sua cidade natal, Panambi, no Rio
Grande do Sul. Gianne Albertoni
chamou a atenção do fotógrafo Sergio Valle Duarte enquanto andava de skate em um
parque da cidade de São Paulo. A modelo tinha apenas treze anos.
Olheiros, bookers, ou scouters, como são chamados os
caça-talentos das agências de modelos, são responsáveis por descobrir jovens
modelos, muitas vezes em situações inusitadas, e fazer com que tenham sucesso
nas passarelas. Parece um trabalho fácil, mas não é. O booker deve ter um olhar aguçado para perceber as medidas
aproximadas de cada aspirante a modelo. Por esta razão, ele sempre carrega
consigo uma fita métrica, confirmando assim o que o seu olhar detectou.
O booker cearense Romualdo Cassiano, 35, começou a trabalhar
aos dezesseis anos como assistente de eventos e produção, no entanto largou a
profissão ao ingressar nas Forças Armadas. A interrupção do trabalho que o
levaria ao mundo da moda foi rápida e após sair do Exército por honra ao
mérito, Romualdo passou a trabalhar como scouter. Para achar modelos em potencial, valia
sair a procura nos lugares mais inusitados como shoppings, baladas, eventos de
moda e até mesmo em lanchonetes e fast foods. De início, a remuneração não era
satisfatória, variava de 300 a 400 reais. Hoje, a remuneração varia de 800 a
1500 reais. Após cinco meses como scouter,
Romualdo procurou outras ramificações no mundo da moda, como montar o seu
próprio casting de modelos e trabalhar como agente de modelos e promotor de
eventos. Atualmente, representa uma das maiores agências de modelos do mundo, a
Elite Model Management Brasil, cuja sede mundial está localizada em Paris,
cujos modelos representaram grandes celebridades como Drew Barrymore, de As
Panteras (The Charlie’s Angels, 2000), em desfiles internacionais. O concurso Elite Model Look é uma ponderosa organização de caça a
talentos com mais de 350 mil concorrentes anualmente em mais de 55 países, onde
os scouters inscrevem suas modelos para que concorram a um contrato com a Elite
Models.
No geral, a beleza é fundamental. Segundo o padrão físico de
um Top de sucesso, meninas devem ter, no mínimo, 1.70m de altura e usar
manequim 36/38. Meninos, 1.80m de altura e corpo definido. “Mas tudo isso é
relativo, porque hoje posso achar uma modelo de 1.65 m e fazer dela uma modelo
comercial de maior faturamento do mundo”, explica Romualdo. O scouter destaca ainda que a personalidade do
modelo é um fator importante.
Em seu cotidiano, o booker vive mais para o modelo que para
si mesmo. Apesar de começar a trabalhar às 9 horas da manhã, Romualdo, costuma
acordar às 5 horas. Uma das primeiras atividades da manhã é ligar para a modelo
que vai fazer a campanha do dia. Além de acordá-la, ele deseja boa sorte e
verifica a programação prevista para aquele dia. O envolvimento com as modelos
é tanto que, não raro, o scouter dá conselhos e também escuta o que as
jovens têm a dizer. “A carreira de modelo não é apenas glamour e riqueza”, disse. É necessário ter muita paciência e
cautela ao receber e assinar propostas, pois nem sempre, os contratos ofertados
são confiáveis. O booker deve-se colocar como a pessoa que é totalmente
responsável pelo futuro da modelo, evitando que esta seja “passada para trás”.
Ele acompanha todo o processo de filiação da modelo com a agência.
O booker passar a ser, para o modelo, um segundo pai ou mãe,
pois se preocupa com a alimentação, com o vestuário, com o cotidiano em si.
Romualdo diz que é necessário cuidar bem dos seus agenciados, pois o modelo
precisa estar cem por cento bem para realizar qualquer projeto com o máximo de
perfeição. Mas todo esse cuidado não o livra de ter que suportar a função de
psicólogo, também, pois, assim como qualquer outro ser humano, os modelos
também têm seus dias de mau humor, de baixa autoestima. Romualdo sempre se coloca ao
dispor para ouvir os problemas e queixas de seus agenciados, já que o bem estar
psicológico dos modelos é de extrema necessidade para efetuar os trabalhos de
modelagem.
Hoje, ele aposta no nome de Carla Menezes, 20, uma de suas
descobertas locais e que está fazendo bastante sucesso no mundo da moda
cearense. Carla já fez campanha para lojas como C&A, Anamac, Dona Florinda
e Maraponga Mart Moda. Apesar de ser chamado de olheiro ou scouter, na carteira de trabalho e previdência social (CTPS),
quando filiado a alguma agência, esse profissional tem sua carteira assinada no
cargo de booker ou promotor de eventos. Segundo Romualdo, é um trabalho
extremamente gratificante, quando é feito por paixão e vontade, assim como
qualquer outra profissão.
Scouters e as agências
Como e por que seus serviços são contratados pelas agências
de modelo e publicidade.
Muitos dos modelos vistos hoje em outdoors, busdoors,
propagandas de televisão, são modelos agenciados. Porém, antes de terem seus
contratos com as agências, quase todo modelo tem como “escudeiro”, um scouter.
Tudo começa com um desfile, ou um evento social privado. O cliente da
agência solicita alguns modelos, as agencias de modelos e publicidade contatam
o scouter ou promoter, para que ele tire modelos de seu casting, caso ele o tenha, ou vá em busca de novo rostos para
preencher aquela solicitação.
O gerente da agência New Faces, Olimpio Ramos, 45, explica
que a grande vantagem de se contratar os serviços de um booker experiente, é não ter que se preocupar com o deadline, o prazo da solicitação, pois
com a experiência, fica mais fácil para o profissional encontrar modelos no
perfil que lhe for pedido.
Não é nada fora comum agencias quererem novos rostos para
novos contratos, pois todo modelo trabalha de segunda a domingo, tendo apenas
um período livre. Por serem tão ocupados, é necessário ter alguém capaz de
trazer novas pessoas a cada solicitação.
Apesar de parecer fácil, conseguir um olheiro, requer muita
pesquisa e conhecimento de mercado. Alguns se dizem olheiros, mas não possuem
nenhum tipo de tato ou experiência. Já que o mercado da moda está
constantemente crescendo nas regiões sul e suldeste do país, o mercado de
scouters no Ceará ficou escasso. Caso não conheça um, ou não tenha ninguém que
conheça, corre o risco de não conseguir cumprir suas solicitações e fracassar
como agenciador.
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