quarta-feira, 6 de maio de 2015

A realidade da educação privada brasileira


 

A educação é uma das principais formas de garantir a liberdade e a igualdade de oportunidade a todos os cidadãos. Entretanto, a diferença entre a qualidade do ensino público e o privado ainda é um grande desafio para combater a desigualdade entre as classes no Brasil.
Existem algumas diferenças no que diz respeito ao desempenho e qualidade do ensino particular, quando comparado à qualidade do ensino público (seja Estadual ou Municipal), mas essa diferença está atrelada também à bagagem que os alunos carregam ao longo da vida.
A referência de bom ensino, no Brasil, encontra-se nas escolas particulares, que possuem os recursos necessários para permitir investimentos significativos e que produzam resultados visíveis. Desde a escolha dos livros e do material didático (que, nas escolas públicas é restringida pelo orçamento) até a infraestrutura e a segurança que as escolas particulares fornecem.
Nesse sentido, existem alguns fatores que contribuem bastante com essa disparidade, dentre eles está a pressão que é colocada sob as escolas particulares, tanto por parte do mercado, como por partem dos pais dos alunos, pois exigem melhores resultados pelo fato de estarem pagando por isso, o que leva a escola a cobrar mais dos professores, melhorando assim os níveis da educação particular.
A participação ativa dos pais geralmente se faz mais presentes nas escolas particulares, que, por pagarem pela educação de seus filhos, se acham no dever de cobrar e acompanhar o desenvolvimento educacional deles. Isso é um fator muito importante na qualidade da educação dos alunos.
Segundo a coordenadora pedagógica, Paola Bogado, um dos maiores desafios das escolas particulares é a interação entre a escola e a família.  A participação ativa da família no desenvolvimento escolar do estudante é um fator que influencia em diversas áreas, mas, principalmente, estimula o aluno a estudar, incentivando-o a estar em constante desenvolvimento e aprendizado. “A escola não pode educar sem a família, portanto, a família não pode esperar que a escola ‘faça tudo sozinha’. Pensar em uma educação de qualidade envolve não somente a parte pedagógica, mas também a formação de indivíduos com valores éticos, morais, cidadania e caráter.”, afirma.
Devido às várias vantagens, os alunos das escolas particulares se tornam mais encorajados a estudar, pois os conteúdos ensinados, os níveis de ensino por parte dos professores, a cobrança e a interação entre a escola e a família, levam a motivação do aluno, e conseqüentemente ao progresso no desempenho educativo dele.
Apesar de existirem diversos fatores que diferenciam o ensino privado do público, ambos buscam um mesmo objetivo que é dar aula e prova em ambiente reprodutivo, deixando a desejar as propostas em que o que se queira alcançar seja principalmente a aprendizagem dos alunos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), nos últimos anos acorreu um declínio, tanto nas escolas públicas como nas particulares, mas no caso do ensino público o problema se torna ainda maior. À medida que o tempo passa, os índices de reprovação aumentam em ambas, mas, nas instituições particulares há um cuidado muito maior em obter avanços devido à concorrência existente entre as demais escolas. Dessa forma, se adquire um progresso na educação e os erros do processo não se tornam tão visíveis.
Nesse sentido, é importante, que em ambos os casos, se procure maneiras e soluções práticas para resolver os problemas encontrados e estabelecer modelos a serem buscados, a fim de alcançar as melhorias no ensino para que se restabeleça o progresso, ao invés de declínio.  
Por isso, ao matricular os filhos nas escolas, os pais devem ter em mente que não é o fato de os filhos estudarem em escolas privadas que garante uma aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou nas demais Faculdades e Universidades, mesmo que a instituição tenha uma boa avaliação de qualidade. A excelência dos resultados, além de outros fatores já mencionados, depende também do esforço do aluno.

Escola Privada no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário