quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Práticas de exercícios físicos e benefícios da natação

Por Sávia Moura

Praticar esportes não é coisa de crianças e nem adolescentes, e também não se restringe apenas a essas duas etapas da vida. As atividades físicas podem ser feitas por qualquer pessoa independente da idade. 

Antigamente muitos homens e mulheres paravam de praticar exercícios ao se casarem, acabavam entrando no comodismo, e aquela barriguinha tão indesejada pelos homens e as temidas celulites pelas mulheres  acabavam aparecendo.

As pessoas mais velhas, então, nem cogitavam a ideia de se exercitar. Muitos diziam que não tinham mais idade para isso e que os próprios médicos recomendavam que evitassem esforços físicos e que fizessem repouso. 

Entretanto, esse paradigma mudou conforme o tempo. Descobriu-se que a prática de exercícios físicos faz muito bem para a saúde. E aqueles que já praticam a mais tempo, conhecem os benefícios que os exercícios trazem e sentem falta quando deixam de praticá-los. 

O mais interessante é que teoricamente, todo mundo conhece os benefícios da atividade física para a saúde e o bem-estar. Porém na prática, principalmente nas grandes cidades como em Fortaleza, são poucas as pessoas que têm o hábito de reservar um horário para se exercitar. Colocando assim, culpa na correria do dia a dia, o que faz com que o tempo deles diminua.

Porém, mesmo com a maioria das pessoas se tornando cada vez mais sedentárias, ainda há uma minoria que com muita disciplina, segue firme e forte com as atividades.
A prática da natação por exemplo, pode ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, a melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, ajuda a desenvolver os músculos, o equilíbrio e a coordenação motora, a dar mais flexibilidade e resistência. Além do exercício ajudar a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.  

Confira o depoimento do aluno de Educação Física Víctor Evangelista, sobre os benefícios das atividades físicas e da prática da natação.

A importância da maquiagem para a mulher moderna

A maquiagem sempre foi usada pelas mulheres, porém não com tanta intensidade como nos dias de hoje. A mulher moderna não sai de casa, sem um pó e uma base pelo menos. Antes a falta de conhecimento de como se usava cores certas, como se aplicava o blush, fazia com que o público feminino usasse pouco desses cosméticos, ou recorressem a profissionais.

Com as novas tecnologias, novas tendências, qualquer pessoa pode se maquiar de maneira correta apenas, procurando informações em blogs de moda ou no youtube, que ensinam passo a passo, para se  fazer uma boa maquiagem e não sair  de casa com o rosto muito escuro ou muito claro.



Imagem da Internet
A mulher de hoje não se preocupa apenas em parecer bonita com a maquiagem, ela pensa que esse artificio pode tirar uma mancha que ela não gosta, ou também que uma maquiagem e a roupa certa, ela pode atrair atenção do público masculino. A maquiagem hoje não tem apenas a função de dar uma segunda pele a mulher, ela faz parte da vida de muitas mulheres todos os dias, tanto em locais descontraídos como em locais mais sérios ,como o ambiente de  trabalho.

Segundo a estudante de jornalismo Jessica Saunders, que sempre está por dentro das novas tendências da moda e cosméticos, a mulher usa a maquiagem para se sentir poderosa, para fazer inveja às outras, se sentir bem consigo mesma, se auto afirmar. A mulher hoje em dia acorda com a maquiagem e dorme com ela, e antes não era assim.


Assim, podemos perceber que as mulheres estão buscando cada vez mais estar por dentro das novidades cosméticas para se sentir mais bonita, tendo todo um cuidado com a beleza em geral. Com o tempo elas passaram a ser mais cuidadosas consigo mesma, e tentam de todas as formas se sentir de bem com a aparência ,seja com um corte de cabelo mais descolado ou uma maquiagem que combine tanto com a ocasião como com sua roupa.

Feito por :Ligia Freitas.

Arquiteto Marcílio Lopes lança projeto sustentável na Casa Cor 2013


A arquitetura cearense vem cada vez mais sendo altamente valorizada no mercado nacional e internacional. Os arquitetos cá convidados a estruturar projetos de qualquer porte que seja, começaram a adotar metodologias de como deixar os trabalhos mais bem aceitos no sentido economia, respeito com a natureza e, principalmente, sem prejudicar o meio-ambiente.

E é com essa intuição que, Marcílio Lopes, projetou uma casa com um material que gera a tal energia da mesma com um baixo custo financeiro, no caso, ele fez-se do uso das placas fotovoltaicas. Além de uso de aparelhos de TV com a tecnologia LED HD-TV, uma mesa de estar feita em madeira 100% reaproveitável e sem denegrir a imagem característica e ecológica do ambiente.

O ambiente chama-se Casa da Brisa e detém de um excelente acabamento que eu, como repórter, fiquei surpreso.

Este ambiente está sendo exposto em uma das maiores feiras de arquitetura e design do Brasil – a Casa Cor.

A Casa Cor tem diversos membros e está localizada em um bairro altamente de fácil acesso e que para ter sua entrada garantida, é necessário que compre um ingresso na bilheteria do local.

No Ceará, Marcílio é o que mais se destacou, a meu ver, com a questão da sustentabilidade.

Primeiramente, Marcílio elogiou a edição de 2013, que desta vez estava repleta de equipes de reportagem de todo o estado e inclusive de outras regiões. Depois ele, continuou em sua fala, declarando que “ser sustentável, é ser politicamente correto com aquilo que trabalho, pois, o cliente contratado terá uma redução nos custos futuros em se tratando da energia geradora que, na Casa da Brisa é solar”.

Ainda segundo Marcílio, o conceito da casa foi criado para solteiros ou casais que não detém filhos.

Marcílio tem um escritório próprio e dá aulas de arquitetura urbanística e sustentável na Universidade de Fortaleza – UNIFOR e atuou em mais de diversos lugares desenvolvendo projetos para todo tipo de ocasião. Ele conclui a sua fala dizendo: “Com a experiência que eu possuo, consigo mostrar as tendências que estão no império atual do mercado nacional, mas também acho que tem fins internacionais também”.

Cuidar-se é preciso

Em tempos atrás, o homem que se preocupava de forma excessiva com a sua beleza, colocava em dúvida a sua masculinidade. Porém, nesses anos 2000 mudaram.

Os homens estão cada vez mais vaidosos em relação aos cuidados com a aparência física e é cada vez mais os homens que não se importam mais com isso.

Cileide Gomes, dona de um salão de beleza no Monte Castelo, afirma que logo que começou o seu "gabinete" em 1999, eram poucos os homens que frequentavam o local. "Quando eles chegavam, queria no máximo cortar um cabelo e só. Já hoje, eles se preocupam com o corte, fazem limpeza de pele e outros cuidados com a beleza", diz.

Flávio Filho, 18, é um jovem que já nasceu nessa era. Ele é um dos que se preocupam com a beleza e sempre está no salão de beleza. "Acho importante estarmos sempre arrumados e limpos, pois uma boa aparência nos trás muita benefícios na procura de um emprego, e, claro na hora de conseguir uma namorada", brinca Flávio.

É crescente o número de homens que estão em salões de beleza e clínicas de estéticas, usam cremes anti-rugas, massagens terapêuticas e até redutor de medidas. Esses cuidados que antes eram restritos apenas às mulheres, agora fazem parte também do universo masculino.

Em Fortaleza, uma barbearia voltada para o mundo masculino existe desde 2010. É a Barbearia Social Club que faz sucesso entre os homens da Capital. A grande vantagem do local é que muitos homens se sentem desconfortáveis em ir para um salão de beleza unissex, pois também tem mulheres se arrumando e causa constrangimentos. "O ruim é ver as mulheres se arrumando, é um pouco estranho, eu gosto de ver logo a mulher arrumada", afirmou Jomas Sousa, que é assíduo da barbearia.

Pele lisinha

Carlos Wagner, 20, estudante do ensino médio, sempre teve problemas com acne e isso lhe deixava com receio de tentar até vagas de trabalho. "Tinha vergonha das pessoas, pois tinha muitas espinhas", afirma. Com isso, ele começou um tratamento de pele sério, para amenizar a situação e conseguiu uma boa colocação em uma empresa que prega bastante pela aparência.

De acordo com a dermatologista Walter Pinheiro, muitas pessoas, não só os homens procuram a clínica em busca de ganhar uma pele limpa e cada vez mais lisa. "Sabe- se que a aparência é algo importante na nossa sociedade e por isso investimentos muito nas novas técnicas e cuidados para que não só os homens, mas todos que procurem os nossos serviços saem satisfeitos", concluiu.

O homem do século XXI

Essas mudanças começaram a ocorrer na primeira década do século XXI, é comprovada por pesquisas feitas nos mercados da beleza. E o fato é esse: a vaidade masculina está em alta. As indústrias da moda e da beleza estão investindo cada vez mais pesado para conquistar esse público. Já, na moda, as grifes mundialmente famosas criam roupas, impondo cores e modelos para serem usados em todas as épocas do ano.


De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o crescimento anual médio foi de 10,5 %, com um aumento no faturamento de R$ 4,9 bilhões para R$ 24,9 bilhões entre 1996 e 2009. E diante dessa crescente um dos fatores determinantes para esse aumento foi a preocupação dos homens com a aparência, e contribui para o Brasil ser um dos grandes mercados consumidores de produtos de beleza. 

Lyvia Rocha

Agora é a vez deles se cuidarem



            A busca pela erradicação dos pelos entre os homens aumenta cada vez mais. Com o ganho de músculos definidos, logo surge a vontade de se livrar daqueles pelinhos indesejáveis. Silvia Maria, 34, afirma que eles estão mais cuidadosos com o corpo. Costa, pernas, peito e axilas são os mais procurados por esse público. 

            Silvia, que também trabalha como manicure há 7 anos, conta que as esposas incentivam seus maridos a se cuidarem. Além da depilação corporal, eles fazem também sobrancelhas, unhas, cortes de cabelo diferenciados, luzes e até relaxamento no fios. Isso por que, segundo ela, as mulheres estão ficando mais exigentes. 

            É assim com Marcelino de Sousa, 31. Ele e sua esposa estão sempre incentivando um ao outro. Ela, sempre o influencia positivamente a se arrumar mais. E ele, apesar de  não recorrer tanto a procedimentos estéticos, incentiva sua mulher a cuidar mais do corpo com a prática de exercícios e com uma alimentação sempre regrada. Marcelino diz que nunca sofreu nenhum tipo de preconceito em relação a seus cuidados com a aparência física. Mas, mesmo se sofresse, isso não iria interferir em nada, pois para ele o que importa é o seu bem estar.

             Com o aumento da demanda, a oferta dos produtos é maior. Sabendo disso, a indústria tem investido em produtos diversos para o mercado masculino. Artigos para cabelo como gel e pomada modeladora são os mais procurados, por que são usados por qualquer faixa etária, é o que explica Karla Mendes, vendedora em uma loja de cosméticos. Perfume, gel pós-barba também são produtos muito procurados.  

            Rony de Paulo é cabeleireiro e está no mercado há 14 anos. Ele afirma que a vaidade masculina hoje é uma prática que já está introduzida em nossa cultura e que se inicia junto com a puberdade. A partir daí, eles adquirem hábitos de cuidados com a pele, já que é nesse período que os adolescentes começam a ter espinhas. Nessa fase, produtos como cremes de limpeza facial e esfoliantes são muito procurados, conta o cabeleireiro. É durante essa idade que os mais jovens aprendem a usar secador e chapinha para conseguir efeitos mais estilizados nos cabelos.


            Rony credita que isso hoje já é visto como uma coisa normal perante a sociedade. Até os idosos, que antes eram os mais preconceituosos em relação à vaidade masculina, estão se preocupando mais com a aparência. Para eles, o mais importante é esconder a idade, com procedimentos como, por exemplo, o chamado blackout, uma técnica que permite esconder os fios brancos de forma sutil. 

Jessica Saunders

Sem medo de ser vaidoso

Limpeza de pele, depilação, cuidados com sobrancelhas e cabelo não são preocupações exclusivas do público feminino. Pelo menos não mais. É o que revela uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e Inglaterra, há alguns meses.

Os homens estão entrando para o time da vaidade, antes ocupado somente por elas. Mais assíduo nos salões de beleza e lojas de cosméticos, o público masculino passa a ser um novo e crescente nicho na seara da indústria da beleza.

Rotulados por alguns (às vezes de forma pejorativa) como “homem moderno”, os homens que se preocupam um pouco mais com a própria aparência pagam certo preço por isso. Chacotas, piadas e até questionamento sobre a sexualidade deles. Qualquer vaidoso ouve ou já ouvia coisas do tipo.

Homem que é homem não liga pra beleza. Assim pensa grande parte da sociedade machista brasileira. É o que diz a psicóloga Tássia Ramos, 27. “Trata-se de uma questão cultural. É disseminado no Brasil o pensamento de que ‘mulher se cuida e homem não’. E isso pode se apoiar em muitas colunas, mas, certamente, o machismo social é o maior pilar”, explicou.

O rechaço e preconceito que os vaidosos sofrem é comum a tudo que é novo. Tássia aponta três reações para uma quebra de paradigma: “Algumas pessoas aceitam, outras ficam curiosas, mas a maioria não admite”. Ela conclui ressaltando a dificuldade que as pessoas têm de experimentar o novo.



Alguns espaços tornam mais difícil ainda para o homem cuidar da beleza sem ouvir uma “brincadeirinha” aqui ou uma piada ali. Profissões fortemente ligadas à figura do homem inibem a vaidade deles.

Os gramados de futebol, por exemplo, tem essa característica. Tanto que o esporte é predominantemente praticado por homens. Mas o goleiro Diónantan Kipper, 28, que joga no Ceará, não vê problemas em ser atleta e vaidoso.
Vaidoso assumido, Diónantan diz
que jogadores de futebol cuidam
sim da aparência | Foto: Divulgação

“Já ouvi umas piadinhas, uns cochichos, mas nunca me importei”. Foi dessa forma que o goleiro encarou o preconceito que um dia já sofreu (garante que hoje não mais) por se preocupar com a aparência.

Diónantan é um vaidoso assumido. Não sai de casa sem usar ao menos um protetor solar, um creme para a pele e outro para os cabelos. Não gosta de pelos e por isso depila o corpo. Cuida também da alimentação e do físico.

Para o goleiro do Ceará, aparência está diretamente ligada à saúde, higiene e bem estar, por isso os homens deveriam colocar o preconceito de lado e se cuidar mais. É esse pensamento que o faz gastar pelo menos 20% do que ganha em estética.

Todo esse trato com o visual fez Diónantan conseguir espaço em outro mercado. Nas horas em que não está nos treinos do Vovô, ele faz trabalhos como modelo.


Quanto ao mistificado mundo da bola (quando o assunto é vaidade), Diónantan faz uma revelação: “é bem minoria”. Ele conta que muitos não assumem ser vaidosos, mas, ao fim dos treinos e jogos, se recolhem num cantinho do vestiário e passam seus cremes e demais cosméticos, rapidamente, sem chamar muita atenção.

Brenno Rebouças

A beleza e o mercado de trabalho


A contratação de um funcionário requer muitos critérios. Um currículo diferenciado e uma vasta experiência profissional contribui positivamente na seleção. Mas muitas vezes a boa aparência, pode determinar ou não, a contratação de uma pessoa. E essa exigência abrangeu também os homens, que estão cada vez mais preocupados com a vaidade.

Uma pesquisa feita na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, aponta que pessoas mais belas ganham 10% a mais do que pessoas menos atraentes. Uma boa impressão desperta segurança, principalmente, se for um trabalho que exija o contato direto com o cliente.

A primeira impressão é a que fica. E para quem trabalha direto com o público sabe bem. Antes de vender seu produto a pessoa vende sua imagem. Uma aparência cuidada, limpa, bem vestida, fornece características necessárias para deixar à vontade o comprador.

Gabriel Sombra, é um exemplo disso. Representante de vendas, ele concluiu que a barba influencia negativamente seu trabalho. "Fiz um teste, e percebi que com a barba maior, perdia ou dificultava as vendas, mas ao tirá-la o processo de compras melhorava no mesmo dia” disse ele.

"Na minha loja o vendedor é o protagonista. É através dele que as vendas serão ou não efetuadas. Ele é o cartão de visitas da loja" fala Janneide Macêdo, comerciante. "É necessário verificar se o funcionário é adequado ou não ao ambiente de trabalho, e isso é distinguido por meio da aparência." relata Eduardo Giacon, comerciante.

No entanto, há os dois lados da moeda. Em certos tipos de serviços, a aparência não influi. É o caso de serviços em supermercados. Devido a uma escassez de mão de obra os responsáveis pela contratação nesse tipo de loja não se dão ao luxo de tornar como um critério, a beleza. "Não existe apelação pela beleza, pois a busca por esses serviços não é grande" fala Luiz Félix, funcionário da empresa Pão de Açúcar.


Mas é incontestável que o cuidado aumentou com o físico e o externo, e com isso o mercado de cosméticos e o de estética cresceu consideravelmente. É grande a procura por produtos e tratamentos que possam combater imperfeições, corrigir defeitos e realçar qualidades. As pessoas não se importam em pagar um preço alto, como por exemplo, fazer rinoplastia, mamoplastia, bioplastia, lipoaspiração entre outros, para se adequar ao mercado de trabalho.

Tamara Aquino