terça-feira, 4 de novembro de 2014

Indo além da ginástica

Cada vez mais cresce o número de mulheres que aderem à musculação, quebrando o preconceito de que é um esporte masculino. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2012 para 2013, a porcentagem de mulheres que praticam musculação superou a dos homens. 19,56% das mulheres fisicamente ativas têm o esporte como atividade, contra 18, 46% dos homens.

Entre esportes e atividades tidas como femininas, há muitas mulheres que preferem ir à academia e "puxar ferro".  Segundo o educador físico Leorne Júnior, "as mulheres têm procurado mais a musculação do que a ginástica, diferente de alguns anos atrás. Antes  víamos homens na musculação e mulheres na sala de ginástica, mas hoje está havendo uma mescla."

Os motivos desse grande aumento podem estar ligados aos rápidos resultados obtidos pelos treinos, muitas vezes, auxiliados pelo uso de suplementos.  Ou pela eficiência da atividade em modificar o corpo, seja para emagrecer, ganhar massa ou, simplesmente, manter a composição corporal.

Milena Carvalho, 21, pratica musculação há seis anos, mas também faz exercícios aeróbicos e corre três vezes por semana. "Decidi procurar uma academia para obter bons resultados estéticos e ficar de bem com minha autoestima. Levo em consideração  também a questão da saúde, que é o mais importante", explica a estudante.  

A jovem acredita que há um crescimento notório na quantidade de mulheres interessadas em praticar musculação, "acho muito importante que cuidem do corpo, da saúde, e fiquem bem consigo mesmas" conclui.

Os treinos diários de Milena são tidos como "regra", "isso é algo que me trará benefícios, então procuro seguir corretamente com os treinos e faltar apenas em casos de extrema necessidade, conta. Outro ponto que a estudante declara importante é o acompanhamento profissional para ter bons resultados e não sofrer lesões.

Júnior explica que algumas mulheres querem "treinar pesado", mas não trabalham membros superiores porque acham que irão ficar forte rapidamente e, consequentente, ter aparência masculina. Contudo, este é um mito comum, os músculos podem ser trabalhos sem fins hipertróficos.

Independente de objetivo estético, a musculação, se praticada de forma responsável e com acompanhamento profissional, agrega saúde e qualidade de vida para homens e mulheres. 

por Janaina Flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário