por Pedro Lopes
A
Copa do Mundo 2014 demandou uma série de obras de infraestrutura, com algumas
terminadas dentro do prazo e outras em atraso. Fortaleza se encontra em
situação crítica quando o assunto é mobilidade urbana, assim como outras
metrópoles brasileiras. O evento foi importante para o levantamento de recursos
financeiros que suportassem o número de obras que já foram realizadas e que
estão previstas para os próximos anos. Entre os feitos urbanísticos realizados
sob responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, estão os túneis Jornalista
Demócrito Dummar (Av. Alberto Craveiro) e Barros Pinho (Av. Santos Dumont), as avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha,
que dão acesso à Arena Castelão e a rotatória no entorno do estádio.
O
transporte público extenso e interligado é uma das grandes saídas para
problemas de trânsito, e um sistema metroviário de qualidade tem se mostrado
cada vez mais necessário em qualquer grande cidade do país. A Linha Sul do
Metrô de Fortaleza é a única que se encontra em funcionamento. Possuindo 24km
de extensão distribuídos em 20 estações, ela atende a mais de 300 mil pessoas
por dia. Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informou que
as obras da Linha Oeste devem começar em 2015. Entretanto, a Linha Leste já teve
suas obras iniciadas e tem prazo de conclusão para 2018.
Além
do sistema metroviário, a cidade deve contar ainda com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que deveria estar pronto para a Copa, mas que no momento
permanece sem previsão de término, estando com 50% das obras concluídas. Ele
terá mais de 13km de extensão quando finalizado, sendo 1,4km em estrutura
elevada. Atendendo a 22 bairros, o projeto conecta a Parangaba ao
Mucuripe.
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Avenida Dom Luís após a implantação do binário |
Para
dar mais agilidade aos ônibus, a Prefeitura anunciou em coletiva de
imprensa que Fortaleza ganhará mais de 27km de corredores exclusivos até próximo mês, beneficiando seis avenidas da capital. Uma das
últimas implantações de faixas exclusivas aconteceu nas avenidas Santos Dumont
e Dom Luís, que foram contempladas pelo modelo de binário. Este sistema acabou
gerando uma polêmica: o remanejamento da Praça Portugal, que segundo o prefeito, começará ainda no mês de setembro.
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