segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A pressa para desafogar o trânsito de Fortaleza



por Pedro Lopes 


A Copa do Mundo 2014 demandou uma série de obras de infraestrutura, com algumas terminadas dentro do prazo e outras em atraso. Fortaleza se encontra em situação crítica quando o assunto é mobilidade urbana, assim como outras metrópoles brasileiras. O evento foi importante para o levantamento de recursos financeiros que suportassem o número de obras que já foram realizadas e que estão previstas para os próximos anos. Entre os feitos urbanísticos realizados sob responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, estão os túneis Jornalista Demócrito Dummar (Av. Alberto Craveiro) e Barros Pinho (Av. Santos Dumont), as avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha, que dão acesso à Arena Castelão e a rotatória no entorno do estádio. 

O transporte público extenso e interligado é uma das grandes saídas para problemas de trânsito, e um sistema metroviário de qualidade tem se mostrado cada vez mais necessário em qualquer grande cidade do país. A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é a única que se encontra em funcionamento. Possuindo 24km de extensão distribuídos em 20 estações, ela atende a mais de 300 mil pessoas por dia. Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informou que as obras da Linha Oeste devem começar em 2015. Entretanto, a Linha Leste já teve suas obras iniciadas e tem prazo de conclusão para 2018.  


Além do sistema metroviário, a cidade deve contar ainda com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que deveria estar pronto para a Copa, mas que no momento permanece sem previsão de término, estando com 50% das obras concluídas. Ele terá mais de 13km de extensão quando finalizado, sendo 1,4km em estrutura elevada. Atendendo a 22 bairros, o projeto conecta a Parangaba ao Mucuripe.  

Avenida Dom Luís após a implantação do binário


Para dar mais agilidade aos ônibus, a Prefeitura anunciou em coletiva de imprensa que Fortaleza ganhará mais de 27km de corredores exclusivos até próximo mês, beneficiando seis avenidas da capital. Uma das últimas implantações de faixas exclusivas aconteceu nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, que foram contempladas pelo modelo de binário. Este sistema acabou gerando uma polêmica: o remanejamento da Praça Portugal, que segundo o prefeito, começará ainda no mês de setembro.

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