sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Espelho meu

Pesquisa feita na Universidade da Cidade de Nova York mostra que em São Paulo 64% das pessoas fazem selfie sorrindo e inclinando a cabeça. A Selfie já faz parte da rotina dos brasileiros: são milhares de cliques a cada segundo nas redes sociais. Mas você sabe o que é selfie? O neologismo de origem inglesa, foi tomado de empréstimo do termo ‘self portrait’. Uma passada de mãos nos cabelos, um biquinho ou um belo sorriso e o braço esticado. Pronto, já está na hora de fazer um autorretrato, hoje chamado de selfie.

 A pesquisa realizada nas cidades de São Paulo, Bancoc, Moscou, Berlim e Nova York mostra ainda que a média de idade das pessoas que fazem esse tipo de fotografia é de 23 anos.

 O desejo de ter a própria imagem admirada é o que leva milhares de pessoas a publicarem fotos de si mesmas em redes sociais. A popularidade é determinada pelo número de curtidas e compartilhamentos que cada foto recebe. “Os comentários dos amigos ajudam a manter a autoestima elevada”, diz Paulo Henrique, 16 anos, estudante. Entretanto, ao compartilhar fotos é preciso ter certeza de não estar infringindo a Lei de Direitos Autorais.

Lenha na fogueira das vaidades, é assim que a educadora Lucimara Rodrigues, 39 anos, define as selfies. Em sua opinião os jovens perdem muito tempo fazendo, editando e descartando centenas de fotos, para publicar apenas uma ou duas em suas páginas de redes sociais com o intuito único de exibir-se e ganhar elogios.

Com seguidores e perseguidores a selfie tem aparecido cada vez mais em vários meios de comunicação e muito já se falou sobre ela. Amada por muitos, detestada por outros, segue absoluta nos perfis de redes de relacionamento, o que demonstra que chegou para ficar e firmou-se como preferência entre os usuários. Ficou curioso para saber mais sobre selfie e as tendências que rola no universo fotográfico? Convidamos você para visitar a Feira da Fotografia de Fortaleza.

Fonte: UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário