segunda-feira, 15 de setembro de 2014

“O Brasil não é para amadores-Aécio Neves”



                            “Recorro a uma frase do meu avô Tancredo que dizia  que tem
                             que botar as ideias para brigar e não as pessoas-Aécio Neves”.

Ficha técnica

Nome: Aécio Neves da Cunha
Formação: Economia.
Partido: PSDB.
Idade: 54 anos.
Bens declarados: R$2,503,521.81.
Mandatos Eletivos: Foi deputado federal por quatro legislaturas, uma pelo PMDB (1987-1991) e as restantes pelo PSDB(1991-1995/1995-1999-2003).Foi governador de Minas Gerais pelo PSDB  ( 2003-2006/2007-2010) e senador pelo mesmo partido ( 2011-presente).
Histórico de filiações partidárias: PMDB, PSDB.
Sem pendencias ou ocorrências na Justiça Comum e Eleitoral.
Cargo pleiteado: Presidência da República por meio de voto direto nas eleições majoritárias de 2014.
Profissão: Senador da República.
(Informações extraídas do site Transparência Brasil, organização autônoma e independente dedicada a combater a corrupção. Não tem relação com a Transparency International.)
 Interrompo a pesquisa sobre os principais candidatos à Presidência da República para as eleições 2014 com a indagação; Como assim? Existe profissão de Senador? No caso de Aécio Neves ser político é quase um destino.
 Vai muito além de uma opção profissional. Inescapável. Parece tedioso e asfixiante em primeiro plano.
 Não para ele que sorrir com os olhos segundo sua esposa Letícia, brincalhão, disponível e presente para sua filha primogênita Gabriela. Sua mãe afirma que Aécio tem respeito muito grande pelas pessoas, não faz inimigos tendo sempre na diplomacia e no diálogo suas principais táticas. Seu primo Ronaldo acha prazeroso estar com ele, pois é leve, alegre e atencioso. Sua irmã Andrea atesta sua boa índole.
Tancredo Augusto, irmão de Tancredo Neves e seu tio diz que além de todos seus atributos ele teve a sorte de ter escola de três homens públicos da melhor qualidade; Tancredo Neves um dos principais líderes do processo de redemocratização do país, que foi eleito em 1985 o primeiro presidente civil e de oposição após 20 anos de ditadura militar. Seu outro avô Tristão da Cunha, foi um dos signatários do Manifesto dos Mineiros, importante documento político contra outra ditadura implantada no país, a do Estado Novo ( 1937-1945) e seu pai Aécio Cunha, ex-deputado federal, sinônimo de retidão e caráter.
Aos 21 anos, aceitou o convite feito pelo avô Tancredo para acompanhá-lo na campanha para governo de Minas. Durante o ano de 1982, percorreu todo o Estado ao lado do avô. Tancredo venceu as eleições e convidou Aécio para trabalhar ao seu lado.
Ainda muito jovem, Aécio se tornou o assessor mais próximo de Tancredo e, ao lado dele, percorreu todo o país na memorável campanha das Diretas  Já,  que buscava a volta das eleições diretas para Presidente do Brasil.

 Com a derrota da votação da emenda Dante de Oliveira, o país se mobilizou na construção de outro caminho que garantisse o retorno à democracia. Nasceu assim o movimento “Muda Brasil”, que lançou a vitoriosa candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República.
 No entanto, a alegria que tomou conta do país com a eleição seguida por um grande sentimento de frustação e tristeza. Na véspera da sua posse, Tancredo se sentiu mal e foi internado, vindo a falecer sem assumir a Presidência da República. Aécio permaneceu dia e noite ao lado do avô no hospital e foi a última pessoa com quem ele falou.
 Suas aspirações políticas, cravadas em seu DNA, poderiam ter sido sepultadas nos idos anos de 1985 junto do corpo de seu avô Tancredo Neves. Mas não. Elegeu-se deputado com um número de votos recorde para Minas Gerais de então. Depois teve três mandatos como deputado federal e sua gestão marcou um dos períodos de maior produção legislativa da história da Câmara dos Deputados e de profundas mudanças no Congresso brasileiro. Ainda como presidente da Câmara, Aécio economizou cerca de R$ 100 milhões e, pela primeira vez na história, a Câmara devolveu dinheiro ao Tesouro Nacional para que pudesse ser investido em favor da população. Aécio lembra-se que por esta ocasião ligou para o então presidente da república Fernando Henrique Cardoso e disparou: “Presidente, tenho uma novidade, estou lhe devolvendo quase cem milhões de reais”.
  Em 2003 ao tomar posse do cargo de governador de Minas Gerais lançou o programa Choque de Gestão. Esse programa tornou-se sua principal marca no comando de MG e uma referencia em administração pública no país.
 O ponto de partida era reorganizar o Estado, com o objetivo de reduzir o peso dos recursos destinados à máquina administrativa. A meta era ampliar os investimentos em favor do cidadão, em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente e geração de empregos e renda, entre outras.
 Com o compromisso de equilibrar as contas de Minas, Aécio cortou o próprio salário em 45% logo no início do mandato. Na estrutura do governo, secretarias foram extintas. As medidas fizeram parte de um pacote de ações emergências para enfrentar o grave déficit e as grandes dificuldades enfrentadas pelo Estado.
 Após um ano de governo, em 2004, Aécio alcançou o déficit zero, consegui equilibrar as contas e o Estado passou a gastar apenas o que arrecadava. O equilíbrio entre despesa e receita colocou fim a mais de uma década de resultados negativos. O feito foi reconhecido por organismos internacionais, como o Banco Mundial.
 Após dois mandatos como governador de Minas Gerais, Aécio deixou o governo com aprovação recorde de 92%. Aécio foi indicado diversas vezes como o melhor governador do país, tanto em pesquisas do Datafolha como em pesquisa feita com jornalistas pelo Instituto Macroplan.
 Em 2013, foi eleito presidente nacional do PSDB, continuando sua caminhada pelo país em defesa da ética e de um governo eficiente que seja capaz de resolver os problemas da população.
 Nesse mesmo ano, se casou com Letícia Weber e, em junho de 2014, eles se tornaram pais de Julia e Bernardo. Em 14 de junho de 2014, em convenção nacional, Aécio foi escolhido o candidato do PSDB para a Presidência da República, dando início a mais uma etapa da sua vida: a de renovar a sua luta e o seu compromisso de trabalhar por um país justo, democrático.
 Com estes feitos em seu curriculum e as propostas de governo lançadas no programa de governo para Presidência da República registrada no  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfrenta como principal adversária a presidente e candidata pelo PT Dilma Rousseff que segundo Aécio, não tem 'moral' para pleitear segundo mandato.  Com Marina Silva candidata do PSB disputa o segundo lugar para um provável segundo turno e afirma que ela não tem 'condições de governabilidade'.

Frases

“A truculência de Dilma Rousseff, aliada ao PT, divide a nação. O povo brasileiro que sempre se amou, vive hoje dividido em grupos corporativos, orientados por uma tirania, que não aceita o diferente. Está na hora de mudarmos isso. VAI AÉCIO !!!!! O povo quer voltar a se amar !!!!!-José Barbosa Corrêa Neto”

"Nossos adversários mantiveram a coerência. Quem foi contra o Plano Real é quem hoje não controla a inflação. Quem foi contra a Lei de Responsabilidade Fiscal é quem hoje assina essa contabilidade maldita", Aécio Neves.

"Nós estamos aqui para dizer um basta definitivo àqueles que se apropriaram do estado nacional e iniciarmos no Brasil um novo e generoso ciclo onde haja educação de qualidade, saúde digna e segurança na porta das famílias brasileiras" Aécio Neves

Sou alguém que acredita profundamente na capacidade transformadora da política”. Aécio Neves
 Sou absolutamente contra ataques pessoais, mas a discussão política é fundamental numa eleição dessa importância.-Aécio Neves”

5 comentários:

  1. Pesquisa detalhada, bem feita, interessante. Traçaste um perfil quase literário de uma figura que merece essa exposição no momento atual. Só uma observação: a última citação ficou sem autor.

    ResponderExcluir
  2. Pesquisa rica e muito interessante, sem influenciar ao leitor.

    ResponderExcluir
  3. Ri alto no " tendo sempre na diplomacia...". Pergunta se ele foi diplomata na hora de processar o twitter pela divulgação dos dados dos 66 tuiteiros.

    Um babaca q está virando pó (sem trocadilhos por favor kkkkk)

    ResponderExcluir
  4. Este senhor é sem dúvida um dos piores candidatos que a era democracia já presenciou. Além de medíocre, fraco administrativamente falando, não tem um plano de governo que dê confiança e segurança ao país. Pobre população que se vê obrigado a aceitar figuras como a dele. Se engana quem pensa que ele realmente está preocupado com as necessidades básicas do país. Será apenas mais um (caso eleito e Deus nos livre dessa tragédia) para dar continuidade num sistema de governo explorador, feito de impostos exorbitantes e desvios de dinheiro público. Além do que seu partido foi precursor do mensalão e da Privataria, isso pra não falar que o mesmo tão fanático pela corrupção que construiu um aeroporto com dinheiro público para beneficiar a própria família. #Lamentável

    ResponderExcluir