Não poderia faltar, entre os
produtos dos cursos de comunicação da Fa7, um exemplar legítimo do jornalismo na sua
forma mais pura: o Papiro. Jornal produzido pelos alunos da cadeira de Projeto
Integrado de Jornalismo Impresso, transporta os alunos das salas de aula para o
ambiente corrido das redações, simulando a experiência jornalística no seu
cotidiano imprevisível.
Nascido da antiga cadeira de Jornal
Laboratório, o Papiro evoluiu até chegar à forma atual, em que é publicado
semestralmente no site do Quinto Andar. Antes que a plataforma do NPJor existisse,
o tempo entre o desenvolvimento e a publicação do jornal chegava a ultrapassar
anos, muitas vezes nem sequer chegando a ser impresso. Era diagramado em
forma de tabloide, sem anúncios, impresso em preto e branco e de conteúdo mais
semelhante ao das revistas. “Com a publicação no Quinto
Andar, o tempo de fechamento ficou mais curto, possibilitando portanto um
exercício mais próximo do verossímil. Os textos ficaram mais factuais, quando
no projeto passado, os textos pareciam 'revistizados' por conta do
largo tempo entre produção e publicação” diz Edma Góis, atual editora-chefe do
Papiro, ao discorrer sobre as diferenças sofridas pelo jornal nos últimos anos.
A simulação é levada a sério pela professora, que acrescenta: “Eu costumo dizer que trato os alunos como
repórteres e, uma vez e outra, lembro que eles são estudantes. Isso para dizer
que eu quero que a equipe Papiro funcione como uma redação”.
Antes mesmo do novo projeto, no entanto, a produção do
Papiro ocorreu de forma a fazer com que os alunos sentissem na pele o que
enfrentariam na carreira. Desafiados a irem em busca das próprias pautas longe
do ambiente da Faculdade, os estudantes enfrentam a Sala de Notícias, dia em
que a Fa7 simula o ambiente de uma redação em fechamento de matéria, e de onde
sai também a Matéria Prima, revista do projeto de Jornalismo Especializado I. Estreantes
no modus operandi da imprensa, os futuros jornalistas negociam espaços e
laudas, caracteres e imagens, preocupando-se pela primeira vez com aspectos do
trabalho que ultrapassam o redigir das matérias e chegam a questões como a
diagramação ou a divisão do espaço com a publicidade. As propagandas foram recentemente incluídas no
design do Papiro de forma a retratar ainda mais fielmente o jornal impresso.
Para isso, voluntários ou bolsistas do NPJor, além de alunos do Design
Editorial, colaboram, dialogando com os repórteres e recriando o espírito de
equipe que é indispensável à vida na redação.
O Papiro ainda conta com mais surpresas: desde o
semestre passado, Deleon Denizart é responsável pela coluna ilustrada, dando ao
jornal as suas próprias charges.
Você pode conferir uma edição do jornal aqui.
Você pode conferir uma edição do jornal aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário