quarta-feira, 18 de março de 2015

Entre o real e a ficção - O cosplay no Brasil

O Sana (CE) é um exemplo de evento que reúne o público adepto ao cosplay.

               Popular entre os fãs da cultura pop, o cosplay se tornou uma prática muito comum que vem ganhando cada vez mais adeptos apaixonados pelo hobby. No Brasil, durante todo o ano, vários eventos reúnem o público interessado nesse universo, que se conhecem, trocam experiências e até participam de competições.

         O termo cosplay vem da união das palavras em inglês costume (traje) e play (brincadeira), e se caracteriza como o ato de se vestir e agir como algum personagem da ficção, seja ele dos quadrinhos, animes (desenhos japoneses), livros, jogos, filmes ou séries de tv. Essa atividade surgiu nos Estados Unidos, no final da década de 30 e depois se espalhou pelo mundo. No Japão, se tornou um verdadeiro fenômeno e como consequência acabou gerando uma grande indústria do cosplay, com lojas e profissionais especializados no ramo.

               No Brasil, o ato de se caracterizar de algum personagem começou no final da década de 80, em convenções de Jornada nas Estrelas e RPG (Role Playing Game - Jogo de Interpretação de Papéis). Ainda não era o cosplay propriamente dito, mas já era um começo, mesmo que de forma bem básica e visto apenas como uma forma de expressão dos fãs, e não um passatempo.

               A popularização dessa atividade no Japão contribuiu para o ressurgimento da prática por aqui, dessa vez com o nome de Cosplay e com suas características bem definidas. Com o início da exibição de animes na TV brasileira e o sucesso gerado por eles, o cosplay se difundiu ainda mais, e os adeptos do hobby na maioria das vezes escolhiam personagens dessas animações para se caracterizarem. Com o passar do tempo, caracterizações de personagens de outras mídias (como quadrinhos americanos e jogos) já eram bem comuns de serem vistos. No final da década de 90, surgiram os primeiros eventos de anime e mangá no país, popularizando o cosplay nacionalmente.

               Atualmente, esses eventos existem em todo o país reunindo milhares de fãs da cultura pop e cosplayers (quem faz cosplay) dos mais variados universos da ficção. Em Fortaleza, o Sana - Super Amostra Nacional de Animes, possui três eventos durante o ano, sendo um deles direcionado a cultura coreana (Sana K-Pop). Em sua última edição, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas em seus dois dias de duração. Outros eventos do gênero como Anime Friends (SP), Anime Dreams (SP), AnimeCon (SP) e Anime Master (CE) também fazem grande sucesso.

               Embora para muitos seja apenas um hobby, o cosplay também é coisa séria. Existem diversos concursos para os cosplayers, que geralmente ocorrem durante os eventos já citados. A Yamato Comunicações & Eventos organiza o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o Yamato Cosplay Cup (YCC) , que reúnem competidores de todo o país. Existem ainda outros concursos como o Circuito Cosplay, também organizado pela Yamato, o World Cosplay Summit Brasil, organizado pela Editora JBC, além de outros concursos de menor proporção.

Um comentário:

  1. O texto foi muito bem elaborado! Claro e objetivo, com as informações bem organizadas. O tema é bem interessante e por não ser tão comum, foi bem explicado, para que todos compreendam. O título também ficou muito bom. Os hiperlinks estão de acordo com as palavras-chave.

    ResponderExcluir