quarta-feira, 18 de março de 2015

Mercado Central é um dos maiores centros turísticos de Fortaleza



O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializado em produtos cearenses
Mercado Central de Fortaleza é o maior mercado do Nordeste
artesanais, é de propriedade da prefeitura. Com localização no centro da cidade de Fortaleza ao lado da Catedral Metropolitana. Teve a construção ao lado da margem à esquerda do Riacho Pajéu. A história do Mercado Central começa em 1809, com a autorização da Câmara Municipal para a construção, de início o mercado começou a funcionar com a venda de frutas, carnes e verduras.

Em 1931, o comércio de carnes, frutas e verduras foi proibido dentro prédio e todas as instalações foram ocupadas por produtos utilitários, decorativos e produtos artesanais cearenses, como vestimentas, derivados de caju, artigo de mesa, cama, doces típicos e bebidas. No ano de 1975 várias reformas foram realizadas, o mercado foi totalmente reinaugurado e renovado, com a ocupação de 1.200 metros quadrados. O mercado vende todos os tipos de produtos artesanais produzido no Ceará, como redes e cerâmicas, rendas de bilro. Fortaleza começou a se desenvolver em termos de turismo, a partir desse momento o Mercado Central se tornou um comércio de atração cultural.

Sendo um grande atrativo para o turismo cultural local, o centro de compras possui vários andares com muitos artesanatos, como roupas, bolsas, calçados, moda praia e etc. É um local cheio de produtos artesanais e vários produtos regionais, bijuterias, algumas comidas típicas da cidade e peças de roupa como vestidos, algumas dessas peças são feitas a mão. O mercado possui quatro andares por onde se espalham quase 600 barras, as ofertas são variadas de castanhas de caju a toalhas de renda.

Produtos regionais cearenses encantam o paladar dos turistas
Os visitantes e turistas podem encontrar no Mercado artigos em couro, sandálias, sapatos, chapéus, bolsas, malas, rendas bordadas em roupas, e nas peças de cama mesa, banho e toalhas. E jóias em couro também podem ser encontradas no mercado. São produtos regionais cearenses que encantam gostos de muitas pessoas que freqüentam o local, e turistas que visitam a cidade. Pode se encontrar também no mercado bebidas como a cachaça e licores, doces de cajú e castanha também estão a venda.

O Mercado Central abriga 553 boxes, com distribuições de cinco pavimentos, compreendendo área de 9.690,75 metros quadrados de área construída. O horário de funcionamento do estacionamento é de Segunda à Sexta- Feira de 08:00 hs às 18:00,   Sábado de 08:00 hs às 17:00 hs e Domingo de 08:00 hs às 13:00 hs.  O estacionamento do mercado tem capacidade para 300 vagas de carros, 10 ônibos e 100 motos rotativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário