quarta-feira, 18 de março de 2015

O MUNDO COSPLAY



Cosplay da namorada do homem aranha: Mary Jane.
A cada dia que passa a febre do cosplay vêm aumentando no Brasil e no mundo. Mas espera aí, vamos abrir um parêntese e começar o texto explicando a origem e o significado da palavra. Cosplay é um hobby em que as pessoas passam a s, e fantasiar de personagens oriundos de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses, pelo menos foi assim que começou o movimento. 
Porém a febre se espalhou por todo o mundo e também pelo vasto universo do entretenimento, assim começou a se fazer cosplay de filmes, séries de tv, livros e animações de outros países.
 A principal característica do cosplay é que o praticante além de se vestir do seu personagem preferido, de criar os trajes, ele passa também a interpretar esse personagem, quando fantasiado, reproduzindo tudo aquilo o que o mesmo faz seu jeito de andar, falar, o comportamento, etc.
A história do Cosplay está ligada às histórias de ficção científica nos Estados Unidos, foi lá que se teve o primeiro exemplo de cosplay que se têm conhecimento, no ano de 1939 em Nova York.
No Brasil, esse movimento também já possui vários seguidores. E apesar do boom ter sido há poucos anos, conta-se que desde meados dos anos 80 alguns brasileiros já apareciam em eventos fantasiados, como na época da Jornada das Estrelas e posteriormente em encontros de jogos de RPG e também fãs de animes.
No Ceará, um exemplo de evento em que se encontram várias pessoas fazendo cosplay é no SANA, que acontece todos os anos, aqui em Fortaleza e reúne milhares de apaixonados por quadrinhos, cultura japonesa, k-pop e produtos desse universo. Na última edição do SANA mais de 40 mil pessoas passaram por lá para conferir as novidades do mundo cosplay.
SneakyZebra  é um canal do youtube onde se encontram cosplays de todos os tipos citados acima e você pode conhecer um pouco mais desse universo.

2 comentários:

  1. O texto possui clareza, atendendo a proposta do tema, que é explicar o que seria o cosplay. É um texto simples, fácil de ser entendido. O que faltou foi apenas uma maior profundidade em alguns pontos, como por exemplo, na parte da história do cosplay no mundo.

    ResponderExcluir
  2. O texto é claro e direto, mas poderia aprofundar mais na história do Cosplay pelo mundo, que é o título do texto.

    ResponderExcluir