quarta-feira, 18 de março de 2015

Dengue: Ceará está em situação de alerta para epidemia


O aumento das chuvas no primeiro semestre do ano de 2015 contribuiu para que novos casos de dengue fossem registrados no Ceará. O mosquito transmissor aedes egypit, se prolifera em locais com água parada, pneus velhos, cisternas, garrafas e vasos de plantas.  Depois da chuva recomenda-se que seja feita uma limpeza nos quintais, para evitar que os mosquitos se multipliquem. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado está em alerta, pois foram registrados 1.560 casos suspeitos apenas no primeiro trimestre de 2015.

Os primeiros registros de dengue feitos no Ceará foram no ano 1986, quando foi separado o primeiro sorotipo, DEN V-1 e desde então, várias epidemias aconteceram ao decorrer dos anos. A epidemia de 1994 foi  a mais greve  e  foram confirmados os primeiros casos de dengue hemorrágica, sorotipo DENV-2 no  Estado.  Recentemente a Secretaria de Saúde (Sesa) confirmou o primeira morte de dengue hemorrágica do Ceará no município de Barbalha. 

Diante de tantas epidemias, sob orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi adotado no Brasil uma nova fórmula para classificar os casos da doença, sendo eles: Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) e Dengue grave (DG).

De acordo com o boletim emitido em 13 de março de 2015 pela Sesa ,foram confirmados 44 casos em alguns municípios. São 38 casos de Dengue com Sinais de Alarme em: Fortaleza (14), Barbalha (10), Caucaia(3), Aracati (2), Eusébio (2), Itaitinga (2), Maracanaú (2), Limoeiro do Norte (1), Porteiras (1) e Quixeramobim (1). Foram registrados 6 casos de Dengue Grave, um óbito em Barbalha, dois em Fortaleza e um Maracanaú, e mais dois estão em investigação.
Acompanhe no mapa abaixo os municípios atingidos pela dengue :




3 comentários:

  1. Além de bastante atual a matéria foi bem escrita. No entanto, exploraria mais o conteúdo áudio-visual. Como, por exemplo, utilizaria vídeo com reportagem para exemplificar melhor e para interagir com o leitor. Realizou bem a linkagem com as outras matérias.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, este texto apresenta uma ótima clareza sobre os números de dados, na técnica textual também. Os links correspondem sobre os textos ligados ao assunto e atendem as dúvidas do internauta.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, bem claro, palavras de fácil entendimento, ordem das informações bem organizadas. Objetivo, muito bem usado o recurso de infografia. Os links de acordo com as palavras chaves.

    ResponderExcluir