quarta-feira, 18 de março de 2015

Esse gasto também é da sua conta

O consumo consciente da água garante recursos suficientes para o futuro.

    Embora encontrada em grande quantidade no Planeta Terra, a água é um bem natural precioso. Entretanto, o prognóstico de diversas pesquisas mundiais é de que, futuramente, enfrentaremos sérios problemas de escassez, em razão do desperdício e contaminação desse importante mineral para a manutenção da biodiversidade. O consumo consciente, além de colaborar com o meio ambiente pode gerar uma boa economia na conta de água no final do mês.

     No Brasil, cerca de 40% (quarenta por cento) da água tratada acaba desperdiçada antes de chegar à população, devido a vazamentos nos canos, ligações clandestinas e redes com defeitos por falta de manutenção, conforme aponta a revista Super Interessante.

     Além desse fator, estudiosos afirmam que uma pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia para atender as suas necessidades diárias, entretanto, esse número pode chegar a mais de 200 litros/ dia no Brasil. É um gasto bem acima do considerado adequado. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), se não houver mudanças de hábito, até 2030 quase metade da população terá problemas de abastecimento.

     A água do planeta pode secar, e esta realidade pode estar mais perto de acontecer a cada dia. O problema da falta de água, além de ser consequência das mudanças climáticas, contaminação das fontes e mau gerenciamento das fontes hídricas, também é responsabilidade dos consumidores.
     
    Sabendo disso, a dona de casa, Mirela Teixeira, 33, optou por fazer sua parte e economizar água. Uma das primeiras atitudes que tomou foi manter a torneira desligada quando estiver lavando louça, escovando os dentes ou ainda, lavando roupa. “Minha família já tem o hábito de economizar água em várias situações do dia a dia. Acredito que assim nós evitamos o desperdício, contribuímos com o meio ambiente e garantimos recursos suficientes para o futuro.”, afirma.

     Com a crise hídrica que atinge algumas cidades hoje, todos devem colaborar com o consumo desse bem natural. De acordo com a Folha de São Paulo, existem diversas maneiras de economizar água, dentre elas estão: a reutilização da água, que é um dos pilares da sustentabilidade, segundo a revista Super Interessante; reduzir o tempo do banho e fechar o chuveiro enquanto se ensaboa; consertar vazamentos; lavar o carro com balde ao invés de mangueira. Essas e outras medidas além de reduzirem o custo da conta no final do mês ainda contribuem para o futuro do nosso planeta. 

     Nesse sentido, a economia de água é uma atitude que deve ser adotada o tempo todo, não só em períodos de crise. Afinal, somos nós que devemos nos adaptar às condições do meio ambiente, e não o contrário.
     








Um comentário:

  1. Texto muito bom! Claro, objetivo, com as informações aprofundadas e bem organizadas, o que facilita a compreensão. O título é interessante, chama a atenção. Os hiperlinks estão bem conectados, de acordo com as palavras-chave.

    ResponderExcluir