quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Já temos vagas !



Atuar no mercado de trabalho cursando faculdade é uma difícil tarefa na vida dos universitários. As oportunidades são poucas, a concorrência é grande e as empresas exigem praticamente o mesmo que um profissional.
A missão é difícil, porém não é impossível. E alguns alunos se sobressaem perante outros buscando diferentes maneiras para conseguir um estágio ou até mesmo emprego. Muitas vezes a informalidade ou o trabalho voluntário são alternativas para que esses estudantes se capacitem e estejam um passo a frente dos outros.
O aluno do sétimo semestre de jornalismo Jackson Pereira, viu nessa informalidade a melhor opção para adquirir experiência e conhecer o mercado do jornalismo cearense. Com trabalhos voluntários, ele começou a estagiar logo no primeiro semestre do curso e de lá pra cá, não ficou parado. “A grande dificuldade é conquistar a primeira oportunidade, graças a Deus comecei a estagiar logo no primeiro semestre, mesmo sendo voluntário”, conta.
Bastou o primeiro passo e as oportunidades não paravam de surgir. Com a ajuda do irmão, com insistência e experiência adquiridas, ele conheceu outras áreas do jornalismo e por meio da coordenação da faculdade e da professora da disciplina de TV, Jackson conseguiu chegar ao programa “Câmera 12” da TV Jangadeiro. Com bons trabalhos as portas do mercado iam se abrindo para ele, em um portal de comunicação; na assessoria de imprensa de uma empresa de comunicação; em uma ONG e por fim numa cooperativa de transportes.
Outro exemplo é do aluno Brenno Rebouças do sexto semestre de jornalismo. Bem antes de iniciar o curso, ele já se aventurava como assessor de um time de futebol de Maranguape e conheceu a dinâmica de trabalho na assessoria de comunicação de um deputado federal. Brenno foi se destacando e com bom desempenho, conseguiu outro estágio por meio do pai, na Federação de Cearense de Futebol (FCF).
O começo foi tímido, mas aos poucos foi aprendendo e fortalecendo cada vez mais seu faro jornalístico, até chegar a ser efetivado como assessor de comunicação da instituição. “Em janeiro virei funcionário, tenho quase um ano e meio na federação e não penso em sair de lá agora”, disse.
Hoje em dia Brenno é a pessoa de confiança do presidente da federação, o Sr. Mauro Carmélio, que sabe que pode contar com o aluno e funcionário que fez valer as oportunidades que surgiram e surpreendeu ate mesmo o chefe. "Quando seu pai pediu emprego pra você, fiquei com medo, mas você me surpreendeu positivamente. Tenho bons planos pra você aqui", contou Mauro Carmélio.

3 comentários:

  1. Concordo com tudo do texto. Trabalhamos como estagiários de cargas horários a mais como efetivados. Estou tendo muitas dificuldades de entrar em um estagio na minha área. Alguém indica?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o caso do Brenno, que cresceu na empresa aos poucos, ganhou a confiança do presidente da federação. Prova competência e paciência!

    ResponderExcluir