quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cuidados de beleza de uma surfista



Por: Bárbara Camurça  

As meninas têm invadido as praias e conquistado o respeito dos homens em cima da prancha. Mas, como elas mantém a saúde e a beleza tendo que lidar com a exposição ao sol e a água do mar com tanta frequência? Amanda Rodrigues, 21, e Diana Serrano, 24, que surfam a quatro anos e dois anos e meio, respectivamente, contam os seus segredos de beleza.

Para a pele as surfistas não abrem mão do protetor solar, desde o mais tradicional de uso tópico - aquele creminho! - até o via oral, no caso de Amanda, que garante a proteção se o protetor convencial perder a eficácia em contato com a água. Os que seguem a linha "base’. No dia-a-dia os cuidados continuam com bloqueador solar, hidratantes e máscaras vegetais para repor os nutrientes. A dica para os lábios, pasmem, é o Hipogloss! Evita o ressecamento e reflete os raios UV por causa do óxido de zinco em sua composição. 

Diana garante que uma vez surfista, sempre surfista. Foto: Arquivo pessoal.

O tão sonhado surf hair é mantido com protetor para cabelos e hidratações semanais, além de shampoos específicos para recuperação pós-sol. No dia-a-dia, limpeza com bons produtos, protetor solar em gel para não deixar a pele oleosa e cremes que evitam o envelhecimento precoce e as manchas causadas pelo sol. E no máximo de seis em seis meses um horário na agenda para a dermatologista, vencendo a preguiça e mesmo sabendo que ela vai reclamar, conta Diana.

Mas os cuidados não se restringem a boas marcas. A alimentação é composta por frutas, carnes magras, alimentos integrais, ricos em nutrientes, livres de gordura e açúcar, além de muita água!

Amanda nas geladas ondas do inverno carioca. Foto: Arquivo pessoal.

 Para as iniciantes e recém-apaixonadas pelo surfe as meninas falam:

"Para quem está iniciando ou gostaria de iniciar, é nunca parar de correr atrás do que lhe faz bem, do que lhe deixa feliz! Se você já sentiu o prazer de surfar uma onda sabe que não tem sensação igual a essa na vida, porque só de entrar no mar e esquecer do resto do mundo (...) traz uma felicidade que não há preço que pague. Se no início for um pouco difícil, não desanime! A recompensa será maior que qualquer obstáculo! O surf transforma vidas, (...) é um estilo de vida!"- Amanda Rodrigues

"Primeiro, começar o quanto antes e não ter vergonha! Com certeza é um universo muito masculino, mas isso vem mudando. Cada vez mais se vê meninas na água, surrando juntas, se ajudando... Isso é muito bacana. É importante também que se procure uma escolinha de surfe, pra aprender com mais segurança até que se crie uma autonomia no mar. O surfe é um esporte apaixonaste e sem dúvidas traz experiências inesquecíveis! Quem começa não quer mais parar!" - Diana Serrano

Para inspirar!

Filme - Soul Surfer


3 comentários:

  1. Achei a matéria bem elaborada mas carecida informações como tipo de creme para a utilização nos cabelos com filtro solar, qual o protetor solar que os surfistas indicam mais, qual a recompensa para a saúde.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom texto. Se um dia decidisse praticar esse esporte, com certeza só faria depois de realizar alguns cuidados antes ! Muito bom ver que as meninas estão ganhando espaço em vários esporte e mesmo assim, não perde a pose de andar bela! haha

    ResponderExcluir