quarta-feira, 9 de abril de 2014

A polêmica dos simuladores e suas consequências no comportamento dos condutores


Na tentativa de sanar problemas antigos acerca do processo de preparação para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou desde 2012, por meio da resolução 444/13 o uso obrigatório de simuladores de direção veicular.
A decisão vem gerando uma série de discussões, devido aos custos financeiros e o espaço físico que os centros de formação devem dispor para obter os equipamentos. Para Adriana Amaro, Vice-Presidente do Sindicato dos Centros de Formação do Ceará, "é necessário que se estabeleçam plenamente determinações antigas, como o sistema de biometria, por exemplo, que é o registro da presença de alunos por meio de sua impressão digital, para que posteriormente se possa pensar em outras readequações".
É válido ressaltar que a implantação dos simuladores de direção, tratado até pelos profissionais de auto-escola como mero vídeo-game, podem elevar o valor cobrado em até 200% pelo pacote de formação e testes que integram o processo de aquisição da permissão para conduzir veículos. O valor, que atualmente gira em torno de mil reais, terá um reajuste devido aos grandes gastos com os aparelhos que podem custar até 50 mil reais.

A falta de empresas que comercializem os aparelhos e fazem sua manutenção, também são motivos de contestação. A pouca concorrência gera valores exorbitantes e podem levar a um monopólio.
Os aparelhos simuladores de direção, apesar da discussão, serão exigidos apenas para condutores que optarem pela categoria B. Mas há motivos. O número de pessoas interessadas apenas na categoria A, é quase irrelevante se comparados aos que optam por AB, ou somente B. Para que se habilite nas demais categorias, é necessário, no mínimo, 2 anos de experiência na modalidade B (condução de veículos com 4 rodas). Para aqueles interessados neste assunto que abrange a sociedade civil em geral, apontamos ainda os Pontos Positivos e  Pontos Negativos da nova lei que regulamenta o uso de simuladores de direção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário