quarta-feira, 30 de abril de 2014

Catavento, hélices movimentadas de boas ideias

Para Paulo Freire, a comunicação implica a compreensão pelos sujeitos interlocutores do conteúdo sobre o qual ou o propósito do qual se estabelece a relação comunicativa.  Se confundirmos principio educativo com deslocamento de sentidos, estabelecimento de mediações, e considerando que essas mediações se ligam a valores culturais, nada melhor do que o Rádio, um meio intrinsecamente relacionado a nossas matrizes culturais para dar conta desse princípio educativo.

Assim, com a radio como ferramenta, a ong Catavento presigue contribuir á compreensão do papel educativo da comunicação e estender este direito as crianças, adolescentes e jovens do nordeste brasileiro. Em 1995 nasceu Catavento Comunicação e Educação Ambiental  que focalizou sua atuação na combinação de dois princípios fundamentais: comunicação e educação como estratégia para o desenvolvimento humano.

A atuação da ong estrutura-se em três pontos essenciais:

1)     Articulação e mobilização, agregando aos diferentes projetos que trabalham diretamente na mobilização de atores sociais e formadores de opinião, na busqueda de mudança de comportamentos que levem a uma melhoria na qualidade de vida da população envolvida.
2)     Participação social, agregando projetos que têm por objetivo contribuir para o desenvolvimento humano-local-sustentável-integrado, por meio do fortalecimento da cidadania e do protagonismo juvenil.
3)     Identidade cultural, agregando os projetos que trabalham o fortalecimento das identidades culturais de grupos e comunidades locais, a partir da troca de saberes, valorização e resgate da memoria coletiva.

Desde o começo, o radio é reconhecido como instrumento veicular da atividade da ong. No ano do nascimento, Catavento produz um programa de educação ambiental pela radio da Universidade Federal do Ceara. Mas foi no ano 2002 quando começou a trabalhar na temática crianças e adolescentes com o projeto Competências Familiares em pareceria com Unicef.

Em meados da década 60  ganhava força o conceito com o que  trabalha-se desde a organização e com o que abrimos este artículo: “a escola paralela”. Esta ideia estabeleceu os meios de comunicação como novo canal para o aprendizagem. Neste contexto, o autor Mario Kaplún descreve o radio como um meio de comunicação estreitamente imbricado na cultura dos países latino-americanos. De fato, desde a atividade da ong observou-se que em cada município de atuação a presença de pelo menos um estúdio de radio.

“Sintonia Infância”, “Segura essa Onda”, “Bom Conselho a Gente Faz” são os nomes de alguns dos projetos que realizaram-se. As hélices da ONG Catavento sempre foram movimentadas por ventos de boas ideais que procuram novos caminhos criativos e que percebam as crianças e os adolescentes como sujeitos em desenvolvimento providos de direitos e deveres. Direito, por exemplo, a ser ouvido e comunicar além de participar no seu entorno.

Para contribuir à consecução destes direitos,  a ong encontrou nas oficinas dos diversos projetos e nos programas radiofônicos uma maneira de desenvolve-los de forma interessante educativa. Assuntos como o acesso à escola, o castigo corporal, direito a brincar, trabalho infantil, são alguns nos que trabalha a ong com as crianças e adolescentes.

Um dos projetos destacados foi Segura Essa Onda que promoveu a utilização de rádio escola como instrumento pedagógico. O projeto realizou-se em diversas escolas de Fortaleza e do interior. A traves de oficinas perseguiu-se a formação de estudantes e educadores em assuntos relacionados a princípios éticos, direitos e técnicas radiofônicas.

Os origens medioambientais da ong não quedaram no esquecimento, a Ong desenvolveu o projeto “Catadores de Sonhos: O rádios Educativo na construção da Cidadania Ambiental” no qual utilizou-se a radio-escola  para promoves a educação mediambiental entra a comunidade. Segundo Alessandra Oliveira, coordinadora do projeto, o Catadores de Sonhos pretendeu melhorar as condições de trabalho dos catadores, reduzindo os índices de trabalho infantil.


Através de sua atividade a ong tem demostrado que com a utilização do radio a partir de sua dimensão educativa crescem as possibilidades da aproximação entre cidadania e construção de políticas públicas, a partir do acesso a uma informação mobilizadora.


                   Mais de 15 anos de trabalho no Catavento

Nenhum comentário:

Postar um comentário