segunda-feira, 28 de abril de 2014

O significado da Semana Santa para as religiões cristãs

    A semana santa é momento de reflexão para as religiões cristãs. É quando se celebra a ressurreição de Jesus. A origem da Páscoa, citada na bíblia, diz respeito a ordenanças deixadas pelo Senhor para serem cumpridas.
No meio evangélico não há uma liturgia com relação a semana santa, como há na naa religião católica, pois cada ceia realizada é um momento crucial para celebrar o sacrifício de Jesus. O jejuns não têm um período determinado, mas são feitos com propósitos específicos, para consagração e purificação do homem, como se diz no meio, significa “matar a sua carne” para que o Espírito seja fortificado.
A ceia, celebrada mensalmente pelos evengélicos, visa lembrar não só a morte, mas principalmente a ressurreição de Cristo, sua entrega por amor aos pecadores. No período da semana santa é algo bem mais intenso, pois nesse momento é cumprida a ordem deixada por Jesus, no livro de Mateus capítulo 26, versículsos 17 ao 19, quando o pão é partido entre os membros da igreja, para representar o seu corpo, e quando bebe-se do vinho, representando seu sangue. Assim como Jesus fez com seus discípulos antes de sua morte.
           Já para os católicos, o momento mais importante do ano litúrgico é a Páscoa. A quaresma é quando eles se dedicam mais em viver e refletir sobre a ressurreição de Cristo. Por isso o período é de jejum e penitência, pois assim é possível entrar profundamente naquilo que o sacrifício de Jesus representou para a humanidade. E isso é comum para as duas religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário