quarta-feira, 16 de abril de 2014

A cozinha para o almoço

Os brasileirs começam o almoço (a refeição que tradicionalmente ocorre por volta do meio dia) entre o fim da manhã e o início da tarde. O almoço é uma das três refeições principais do dia. No Nordeste, as pessoas gostam muito de acompanhar suas comidas com pratos mais típicos daí. Seu prato têm sempre arroz, feijão ou farofa. Por exemplo, um das comidas mais apreciadas é baião-de-dois. Consiste num preparado de arroz e feijão, com preferência o feijão verde ou feijão novo. Também tem nata e queijo, aos quais é frequente adicionar-se carne-seca.



Além disso, o churrasco de carneiro ou a carne-de-sol são pratos muito fortes na cultura local. As pessoas comem isso no fim de semana com sua família, todos juntos. Ou peixada, muito típica nas barracas da praia. 
Mais, o povo brasileiro acha muito engraçado que os vistantes estrangeiros pensem que sua alimentação se baseia em churrasco, coxinha, caipirinha e brigadeiro. Todas essas comidas são típicas do lugar, mais não é consumida diariamente. Você não conhece os brigadeiros nem as coxinhas? Olhe aqui, mas isso é para café da manhá:


É muito gostoso, e aqui na Fortaleza a gente gosta muito disso embora as pessoas só costumam comer salgados antes da hora do almoço ou a meia tarde.
Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro e arroz), o guisado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com queijo coalho.

Buchada
Servido de formas variadas, o camarão também é muito apreciado pelos visitantes. Normalmente, os pratos com camarão são baseados nas receitas nordestinas como "camarão no leite de coco", a "caldeirada" (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos), e o camarão ao alho e óleo.
Enquanto, os restaurantes italianos são muito conhecidos nas ruas fortalezenses porque estão muito presentes no Brasil. Nas padarias e nos lanchonetes têm salgados mas também pizzas.

Pizza doce de chocolate preto e branco
A cozinha fortalezense para o almoço é muito gostosa. Se você vem aqui, melhor comer até ficar cheio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário