quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ovos de Páscoa com superfaturamento


A Semana Santa é a segunda maior comemoração cristã, com muitas tradições como peixe para o almoço da sexta-feira santa, a troca de ovos de chocolate, a queima do boneco Judas, tradições antigas que movimentam a economia desta época do ano.

O Ovo de chocolate teve um aumento de 10% no país em 2014. Na capital os preços variam em até 76%, segundo o Procon de Fortaleza. Valores entre 19,90 e 75,00 reais de variadas marcas e estabelecimentos competem entre estabelecimentos variados e de mesma franquia.

O superfaturamento dos ovos de pascoa não reduz a comercialização do produto, Leda Pontes, 60 anos, bancaria, revelou seu orçamente para suas compras de pascoa, “normalmente gasto entre R$ 350,00 a R$ 500,00 depende do tipo de reunião familiar, com os filhos, os netos e os sobrinhos juntos o orçamento é sempre alto.”

Os clientes mesmo achando os valores muito altos afirmam que a satisfação das crianças vale o investimento. “As crianças esperam pelos ovos, não se importam com o chocolate, mas com quantos ovos ganham, quais os brinquedos que vem dentro e a gente se importa com a alegria deles” confirma sorridente a comerciante Manuela Saraiva, 37 anos, mãe de duas crianças.

O ovo de páscoa tem origem de uma festa judaica Pessach; que significa passagem em hebraico, uma referência à saída dos judeus do Egito. O ovo é um dos alimentos utilizado como símbolo do povo judeu, não perde a forma depois de cozido. Mas antes mesmo dos judeus utilizarem o ovo como símbolo, outras culturas como na Ucrânia, utilizavam ovos cozidos colorindo com outros alimentos para celebrar a chegada da primavera.

Mas foram os franceses, tempos depois 800 anos, com a descoberta das Américas e do cacau, reinventaram a tradição do ovo cozido para o ovo de chocolate.

Veja abaixo a tabela de variação de preços reprodução PROCON.



Texto Priscila Feitosa



Galeria de Fotos http://imgur.com/a/glMZF#0

Um comentário:

  1. Nunca gostei de ovos de Páscoa e com os preços elevados, eu, como consumidor fico ainda mais afastado desse produto.

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