quarta-feira, 9 de abril de 2014

Intercâmbio: da Fa7 para o mundo



Aumenta cada vez mais a procura entre os jovens que desejam cursar um período da vida acadêmica em faculdades estrangeiras. Saber sobre culturas diferentes, aprender outra língua, trocar costumes, fazer novas amizades e ainda conhecer lugares novos faz, do intercâmbio, uma experiência para a vida toda.
Juliana Martins, estudante de Publicidade e Propaganda da Faculdade 7 de Setembro (Fa7) foi  passar 10 meses no exterior, mais precisamente, dois semestres. Atualmente, ela está morando em Portugal e estudando na Escola Superior de Comunicação Social. Para isso, explica que teve que participar de um teste de seleção e possuir alguns requisitos: conseguir uma boa média e nunca ter reprovado nenhuma disciplina. Quando a concorrência é muito alta pode, também, ser necessário fazer uma prova.
Participar do intercâmbio é um sonho de criança que Juliana está realizando. Então, quando a Fa7 ofereceu essa oportunidade, ela não deixou escapar. Diferente do esperado, a maior dificuldade enfrentada pela estudante não foi a diferença entre os idiomas, mesmo que ela tenha que assistir à algumas aulas em inglês: “A minha maior dificuldade, acho que foi essa parte de aprender a me virar só. Eu perdi uma grande amiga em janeiro e eu estava longe, no outro lado do mundo e eu sofri muito com isso, porque eu queria tá perto dos meus amigos, da família dela e claro, me despedir”. Além disso, conta ainda sobre outro obstáculo que teve que encarar: aprender a controlar o dinheiro que seus pais mandam, o que vem conseguindo fazer muito bem.
Quando Juliana foi para Lisboa, em setembro do ano passado, não sabia que sua vida ia mudar tanto. Ela conta que, hoje, é bem mais responsável por estar morando sozinha em outro país e que se tornou mais sociável por viver com 8 pessoas de diferentes nacionalidades em uma mesma casa. “Você deixa de lado coisas insignificantes que antes você se importava, passa a valorizar mais seus amigos e família e aprende a fazer tarefas domésticas”, explica a estudante. Em se tratando das faculdades, ela diz que não há muita diferença entre a que estuda atualmente e a Fa7, embora ache que o curso de Publicidade no Brasil é melhor. A Escola Superior de Comunicação Social está mais focada no marketing estratégico e, por conta disso, ela cursa mais cadeiras sobre o assunto e elogia os equipamentos do lugar, como as salas de multimídia, estúdio de tv e rádio.
A escolha para o lugar não foi bem o que Juliana queria. Ela gostaria de ter ido para o Chile, mas as inscrições já haviam sido encerradas quando ela se decidiu. Então foram apresentadas duas faculdades, uma em Portugal e outra na Espanha. Após se informar, ela acabou escolhendo a de Lisboa.
Os países que a Fa7 disponibiliza para o aluno fazem parte de uma lista bem razoável: Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Espanha, EUA, França, Grã-Bretanha, Itália, México, Portugal e Uruguai. As universidades desses locais têm convênio com a Fa7 e é feita uma troca de alunos entre as duas. O coordenador de Intercâmbio da Faculdade, Hélio Paiva, auxilia também os estudantes que vêm de fora. Em entrevista ao intercambista da Espanha, Adrian Cortés, ele esclarece as principais vantagens de participar de um intercâmbio.




 É aconselhável que, antes de viajar, o aluno converse com pessoas que já tenham feito intercâmbio, pesquise sobre a cultura, sobre o clima e os costumes do país que vai morar. Além disso, ele deve conferir a data de validade do passaporte e do visto, se necessário, e o tempo médio de emissão do documento em cada consulado, além de verificar a necessidade de vacinas. O aluno vai precisar, também, de um plano de saúde com cobertura internacional e de uma declaração informando que seus pais estão cientes de que vão sustentá-lo. Durante o intercâmbio, não tem muito contato com a Fa7, embora, quando necessário, receba auxílio da mesma, por exemplo, para renovação de algum documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário