segunda-feira, 28 de abril de 2014

Os dias da Semana Santa




       No último dia 20 de março, a comunidade cristã celebrou a Páscoa que é considerada a maior festa da religião. A Páscoa é o ápice de uma série de eventos e a preparação para esse dia se inicia na Quarta-Feira de Cinzas, após o carnaval, e dura quarenta dias. É a chamada Quaresma, que representa os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de sua paixão. É um período importante para o cristianismo, onde os fiéis fazem reflexões,praticam penitências e a caridade.

A Semana Santa, reta final da Quaresma, celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. Inicia-se com o Domingo de Ramos e termina com a Páscoa. São nesses dias que o caminho de Jesus para a morte e ressurreição é relembrado.

A preparação para uma das datas mais importantes no calendário cristão começa no Domingo de Ramos. É o dia em que Jesus entra em Jerusalém e é recebido como rei pelas mesmas pessoas que, mais tarde, o condenaram. Na Segunda-Feira Santa, Jesus começa sua caminhada rumo ao calvário.

A Terça-Feira Santa é o dia em que se celebra as Sete Dores de Maria. A profecia de Simeão, – “e uma espada transpassará a tua própria alma” (Lucas 2, 35) – a fuga para o Egito, a perda de Jesus no Templo, encontro com Jesus carregando a cruz, morte de Cristo na cruz, descida de Jesus da cruz e a sepultura de Jesus Cristo são as dores que Maria sofreu durante a vida de seu filho.

Na Quarta-Feira Santa, algumas igrejas celebram o Dia das Trevas para lembrar que o mundo está em trevas porque a morte de Jesus está próxima. A Quinta-Feira Santa é o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascoal (dias que antecedem a Páscoa). Nesse dia, os cristãos celebram a Última Ceia com a encenação do Lava-pés – dia em que a Eucaristia foi instituída e que Jesus lavou os pés dos 12 apóstolos. Nas Igrejas Católicas, ocorre a Missa dos Santos Óleos e inicia-se a Vigília do Santíssimo com os altares sem ornamento simbolizando a prisão de Jesus. 

A Sexta-Feira Santa (ou Sexta-Feira da Paixão) é o dia da crucificação. Nesse dia, acontece a Adoração da Cruz. Os fiéis fazem jejum ou não comem carne em respeito ao sacrifício de Jesus. Não se celebra missa na Igreja Católica, mas algumas comunidades realizam a encenação da Paixão de Cristo.

No Sábado Santo, ou de Aleluia, também não se celebra missa. O único sacramento permitido nesse dia é a confissão. É aceso o Círio Pascoal e os fiéis realizam a malhação do Judas, que simboliza a morte de Judas Iscariotes (o apóstolo que entregou Jesus a Poncio Pilatos). 

O Domingo de Páscoa é o clímax dessas comemorações. É o dia em que se celebra a ressurreição de Jesus, sua volta à vida. A palavra Páscoa significa “passagem” e essa data é comemorada há muito tempo antes de Cristo. Ela faz referência às celebrações pagãs da passagem do inverno para a primavera e às judaicas da passagem de libertação dos judeus escravizados no Egito. Nesse dia, a Igreja Católica costuma realizar batizados. 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário