segunda-feira, 28 de abril de 2014

As lições do mundo escoteiro

Por: Gabriel Rodrigues

O Escotismo  foi fundado pelo inglês Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, e é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, e sem fins lucrativos. Entre suas propostas principais está o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Os voluntários também praticam trabalhos em equipe realizados ao ar livre como forma de assumirem suas próprias responsabilidades, tornando-se exemplos de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. No Brasil o movimento iniciou em 1910.

A estrutura de um grupo se divide em algumas seções, entre elas a Alcateia  que reúne crianças de 7 a 10 anos, chamadas de lobinhos. Suas programações estão voltada para a orientação no processo de socialização da criança. A tropa escoteira, com jovens de 11 a 15 anos traz uma programação mais aventureira, onde é desenvolvida a autoconfiança, o trabalho em equipe e o respeito a natureza. Já na tropa sênior, a faixa etária é de 15 a 17 anos de idade. Os homens são chamados sêniores, as meninas, guias. A programação exigem desafios maiores, que auxiliam os jovens a enfrentar novos problemas. O clã pioneiro é voltado para quem tem de 18 a 21 anos, com uma programação cujo objetivo é aumentar a integração do jovem com o mundo, voltada para o serviço à comunidade e exercício da cidadania. 

Todas as seções são norteadas pelos valores da Promessa Escoteira, que é feita quando o jovem decide que realmente quer fazer parte do Movimento, e da Lei Escoteira, composta por 10 artigos com conceitos de honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança.

Os grupos escoteiros têm reuniões aos sábados, normalmente, das 14h às 18h. O encontro começa com o hasteamento da bandeira nacional e do grupo, e, em seguida, o ramo lobinho, e as tropas escoteira e sênior realizam atividades de uma programação pré-estabelecida pela chefia.  Para o ex-escoteiro, Abraão Teixeira, ter feito parte do movimento é motivo de orgulho, deflagrado o uniforme vestido e nas lições aprendidas, que o mesmo carrega até hoje.

https://soundcloud.com/antoniorgabriel/escotismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário