quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O estágio na vida dos estudantes


Ingressar em um bom programa de estágio é o sonho de muitos jovens que desejam adquirir bagagem prática, valorizar o currículo ou, até mesmo, iniciar a carreira. O estágio se configura como um conjunto de atividades de caráter técnico, social e cultural que ajudam na formação do indivíduo, possibilitando a prática em situações reais do que se aprende em sala de aula.

O estudante de Jornalismo da Faculdade Sete de Setembro (FA7), Raoni Sousa, que cursa o 7º semestre já ficou seis meses na monitoria no laboratório de Fotografia da FA7 e agora desempenha a função de estagiário no Laboratório. Ele fala que estagiando aprendeu a dar mais atenção as suas prioridades. O estudante orientado pelo Professor de Fotografia, Jari Vieira, atua na cobertura dos eventos da Faculdade e no auxilio de trabalhos no Laboratório. “Trabalhar com a supervisão de quem tem anos de experiência é sempre gratificante, cada trabalho desenvolvido é um acréscimo no meu lado profissional e pessoal também”, conta Raoni e complementa  “meu sonho é ter meu próprio estúdio fotográfico e ser reconhecido pelo meu trabalho”.

Tipos de Estágio

Existem dois tipos de estágio: os estágios curriculares, também chamados obrigatórios, que visam à complementação da formação educacional do aluno; e os estágios não obrigatórios (também chamados extracurriculares), que você consegue por conta própria e não fazem parte do currículo da faculdade. É dever do estudante cursar a disciplina de estágio supervisionado. 

Na FA7 existem duas disciplinas de estágio supervisionado, cada uma com uma extensão de 100h. Na disciplina o estudante realiza atividades na faculdade, cumprindo suas horas de trabalho, bem como as avaliações VP1, VP2 e VF, além de participarem de palestras durante o semestre.

Histórico

O estágio surgiu em 1977, com a Lei 6.494. Na época não havia Internet e as oportunidades de emprego eram procuradas nos classificados dos jornais. Porém, todos os anúncios tinham uma palavra em comum: experiência. Ou seja, o diploma não era o único requisito para ingressar no mercado de trabalho. Daí surgia o impasse: se ninguém der uma primeira chance, como haveria pessoas experientes?

De acordo com a nova Lei de Estágios, nº 11.788, publicada no dia 26 de setembro de 2008, estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

5 comentários:

  1. O estágio é uma ferramenta importante na vida acadêmica de uma pessoa. É nele que se pode colocar em prática tudo aquilo que se vem aprendendo em um curso. Por isso, é interessante que a universidade tenha programas de incentivos para ajudar a inserir os alunos nessa realidade. Muitas vezes, um estudante quer se candidatar a uma vaga, mas falta um "empurrãozinho" para motivá-lo ainda mais. Além disso, acompanhar o aluno nessa fase e tentar perceber se tudo está sendo feito dentro da lei é um boa iniciativa, que evitará problemas futuros.

    ResponderExcluir
  2. Sou estagiário atualmente e concordo bastante com o que foi pontuado na matéria. O estágio é um meio termo entre o estudo e a responsabilidade de um emprego fixo que nos faz desenvolver práticas e bons reflexos para o exigente mercado de trabalho. A aquisição da experiência é algo fundamental, aprende-se a suprir as necessidades do seu interlocutor e trabalhar com "deadlines" significantemente curtos que nos fazem reativos e desenvolvidos nas teorias aplicadas e muitas vezes, somente visualizadas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Achei a matéria bem fundamentada, de um tema bom e relevante para discursões, como o estagio e sua importância. Gostei do historio e tipos de estágios. Alguém me indica para um estagio ai?

    ResponderExcluir
  4. Fazer um estagio durante o período da faculdade é sem duvidas, muito importante para o estudante conseguir se aprofundar cada vez mais no que aprende em sala de aula, e consequentemente expandir experiências profissionais. Concordo no que foi dito nos comentários anteriores, pois o estagio faz as pessoas aprenderem na pratica, e sair um pouco da teoria vista nas aulas da faculdade.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o estagio é o mais importante para qualquer estudante porque quando você termina os estudos na faculdade não sabe nada, o que aprendeu em sala de aula não é suficiente. Então, eu acho que os estágios são imprescindível para completar o aprendizagem.

    ResponderExcluir