Fortaleza
incentiva o uso de meio de transporte alternativo, a bicicleta.
Acordar
em uma manhã de domingo ou mesmo na segunda-feira, pedalar para manter a
forma do corpo, para ir ao trabalho ou simplesmente para um passeio ao ar livre, é
isso que as novas ciclovias de Fortaleza têm possibilitado aos ciclistas.
O Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) está em processo de finalização. Várias
ruas e avenidas da Cidade ganharam uma nova faixa, desta vez, destinada às bicicletas
que hoje têm sido um meio de transporte bastante utilizado por jovens e adultos.
A primeira ciclovia do mundo surgiu em Paris no ano de 1862, o intuito da prefeitura da época era criar um espaço destinado somente às bicicletas e que elas não precisassem transitar junto com as carroças e as charretes. Nos anos 30 do século passado houve uma popularização na Alemanha.
A primeira ciclovia do mundo surgiu em Paris no ano de 1862, o intuito da prefeitura da época era criar um espaço destinado somente às bicicletas e que elas não precisassem transitar junto com as carroças e as charretes. Nos anos 30 do século passado houve uma popularização na Alemanha.
Hoje existem
ciclovias espalhadas pelo mundo todo. Com a dificuldade de transitar de carro,
com o sistema público de transporte precário e o trânsito das grandes cidades
parado, as faixas destinadas a bicicletas têm sido muito útil na atualidade.
Paulo Pacheco, 53, afirma ter adorado essas novas mudanças nas vias de Fortaleza.
Todas as segundas-feiras, reúne-se com o grupo de 70 pessoas e pedala por
quilômetros. “Ainda falta muita ciclovia para ser construída, sinto falta de
mais faixas destinadas a isso.“
A previsão do
término de obras destinadas a ciclovia é para o final deste ano. O Sistema de
Bicicletas Compartilhadas, iniciativa do Programa de Ações Imediatas de Trânsito
e Transporte (PAITT), inaugura as primeiras estações ainda no mês de outubro. Juntos
os dois projetos têm como ideia incentivar o uso deste meio de transporte alternativo.
Acho bacana a ideia, mas acredito que essas ciclofaixas deveriam ser implantadas também nas ruas dos bairros não nobres.É uma pena que existem muitos motorista que parecem que não veem a sinalização e estacionam em cima das via destinada a bicicletas, como vi ontem na Ruy Barbosa.
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