segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O mundo virtual

Há muito tempo a realidade virtual é uma verdade nos filmes de ficção científica. O imaginário humano não tem limites quando se trata de tecnologia, e a indústria de games está a um passo de aprimorar uma perfeita realidade 'in game'.

Desde meados de 2012 que o Oculus Rift trouxe a inovação no que diz respeito à realidade virtual. O óculos era apenas um projeto no Kickstarter (site para arrecadar fundos de financiamento), mas conseguiu verbas o suficiente para sair dos vídeos de demonstração, ganhar fama e ser aprimorado.

A versão final para o consumidor ainda não foi finalizada, mas poderão chegar ao mercado logo e por um preço acessível.  Antes mesmo do fim de 2015, o Oculus Rift pode estar em lojas online sendo vendido por, cerca de, R$ 400 a R$ 800 reais. A resolução do headset será maior do que 1080p e taxa de atualização da tela de, aproximadamente, 90Hz.

Palmer Luckey, fundador da Oculus VR e inventor do Oculus Rift, no entanto, tem ideias maiores para o futuro dessa tecnologia. “No longo prazo, esses headsets não serão sequer ser ligados a um PC, eles vão ter conjuntos de chips dedicados no próprio aparelho que serão capazes de processar um grande número de diferentes experiências."

O último protótipo foi lançado em setembro de 2014 e está sendo apontada uma grande evolução deste para os demais Oculus. Com fones de ouvido integrados, a ideia não se limita somente aos computadores, já que a tecnologia também está sendo trabalhada para smartphones.

A proposta é que o aparelho não se limite somente aos games, mas que seja adaptado para uso corriqueiro dentro de variadas profissões. Arquitetos, por exemplo, levariam os clientes a um passeio dentro de um projeto que espera aprovação. Para trabalho ou entretenimento, a realidade virtual é uma tecnologia muito esperada.


Confira a reação de uma pessoa ao usar o protótipo e confundir a realidade real com a virtual. 





por Janaina Flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário