segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Entre a alta costura e o estereótipo da moda regional

A moda cearense vem se destacando ao longo dos anos. Hoje, o estado do Ceará já é o terceiro maior pólo têxtil do Brasil, atrás de São Paulo e Santa Catarina. Grandes talentos da moda brasileira como o estilista Lino Villaventura, fizeram suas carreiras inspirados na terra da luz. Isso acaba por se tornar um exemplo de onde a moda nordestina pode chegar.

Porém, ainda há um estigma quando se trata de moda no Ceará, ou nordeste em si. Nosso estado é rico em cultura, ao julgar pelas rendeiras conhecidas nacionalmente e que possuem uma diversidade de trabalho, mesmo assim, segundo o modelo e blogueiro Daniel Saraiva, o Brasil em geral, tem um preconceito com o nordeste. “Somos uma região com muita cultura e história, você percebe que a moda nordestina é bem focada na história, diferente de outros estados que buscam inspiração com o que é visto de fora, outros países”, conta Daniel.


Já para o estudante de design de moda Ivan Barros, a moda cearense está se desprendendo de preconceitos e se permitindo ousar mais. “O brasileiro gosta da moda, o mundo gosta da moda e o ser humano não pode querer negar isso, pois o "estar na moda" já não é mais uma escolha. O círculo vicioso do glamour movimenta o mundo e os sonhos das pessoas”, diz Ivan.


Eventos dedicados a indústria da moda permitem uma exposição dos trabalhos dos estilistas aos investidores, críticos e demais ligados nas novas tendências como as “It girls”, por exemplo. No nosso estado, o Dragão Fashion é referência. Terceiro melhor evento de moda regional brasileira, e que mais valoriza a cultura do estado, garante oportunidades para os modistas cearenses mostrarem o que tem de melhor.

Um comentário:

  1. A moda cearense é incrível, acho que esses preconceitos vem diminuindo bastante. A valorização da nossa cultura deve ser fundada dentro do nosso próprio estado, só assim o Ceará, sua moda e sua cultura terão o respeito que merecem.

    ResponderExcluir