quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

As ondas são delas



O surfe feminino se expande no cenário cearense dos esportes radicais e ganha cada vez mais adeptas do “estilo do mar”. 

Por: Gabriel Rodrigues   

O  Ika Moana é formado por 10 meninas surfistas que buscam viver as aventuras do surfe. Foto: Txai Nunes.

Se durante muito tempo, a prática do surfe foi predominantemente masculina, atualmente esse cenário está mudando. Mulheres de variadas idades disputam as ondas “no braço” ao lado dos homens. São garotas que escolhem viver a filosofia das ondas, aliada à saúde, ao bem-estar e à preservação da natureza. A estudante Bárbara Furtado é um dessas meninas e atribui o seu despertar no surfe à sua curiosidade, já que sempre morou próxima à praia. “Por sempre ter morado perto do mar, eu sempre via gente surfando. Então fui atrás de conhecer o esporte, ‘meti as caras’ e aprendi a surfar”, conta. A surfista atribui o crescimento do surfe feminino à quebra de preconceitos. “Por ser um esporte radical, os homens tinham o pensamento machista de que as mulheres não conseguiriam praticar ou seriam sempre inferiores. Quando eles perceberam que as meninas tinham atitude e desciam as ondas sem medo, essa divisão acabou”.



 Já para a estudante de oceanografia, Lara Lua, o surfe foi uma forma de estar conectada ao seu principal instrumento de trabalho: o oceano. Lara é idealizadora de um grupo de 10 meninas surfistas e universitárias, o Ika Moana (que significa “conexão com o mar e protegido dos ventos”) que surgiu com o intuito de divulgar e expandir o surfe feminino. “Nosso intuito nunca foi dizer que éramos as mais radicais, mas sim mostrar o estilo de vida de uma surfista. A melhor surfista é aquela que se diverte. Contagiar a todos com esse estilo é o nosso objetivo, provando que podemos ser surfistas apaixonadas pelo mar em qualquer lugar”, relata. Lara ainda conta que antigamente viam-se poucas meninas no mar, e hoje é notório o envolvimento delas com esporte evidenciado no maior número de praticantes. “O surfe mudou vários dos meus hábitos. E pra quem duvida melhorei até os cuidados com a beleza. Passei a ter uma vida mais saudável e mudei minha rotina. Creio que essa melhoria de vida é o que atrai tantas meninas para o esporte”.

 
Lara que já viajou para diversos países garante que é adepta da busca incessante pelas ondas perfeitas. Foto: Arquivo pessoal.

Para o fotógrafo especializado em surfe, Tavares Junior, as mulheres estão cada vez mais confiantes de sua força. Certos esportes atribuídos apenas aos homens por serem ditos perigosos perderam essa denominação. Além disso, as mulheres são graciosas, fator que se reflete numa foto. “Elas deixam a foto mais bela principalmente pela postura. A graça feminina é o grande diferencial. Parece ser algo que realmente é feito com prazer e foge da ‘agressividade’ radical do surfe masculino. Elas possuem mais leveza”, diz.

Acompanhe o surf feminino:

Blog do Ika Moana

Notícias do surf feminino 



7 comentários:

  1. Estou cada vez mais encantada pelo surfe! Deve ser uma maravilhoso viajar em busca de ondas perfeitas.. Acho que esse contato mais próximo com a natureza nos faz mais conscientes do impacto das nossas ações. Ótimo texto, Gabriel! Canal Off já. :)

    ResponderExcluir
  2. A matéria ficou muito legal, pois mostrar que existem mulheres que fazem dessa atividade predominantemente masculina, uma forma de trabalho e que ainda incentiva o esporte, é algo muito interessante. Cada dia mais as meninas estão se aventurando no surfe, o que faz com que o preconceito seja cada vez mais diminuído.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante perceber que a mulher está ganhando mais espaço no mundo que, antigamente, era de exclusividade masculina. Isso só prova ainda mais que não existe aquela história de "sexo frágil" e que uma mulher pode sim ir muito além do que os homens imaginam. Sem contar no fator beleza, como disse o fotógrafo, que contribui bastante para melhorar o aspecto visual do esporte, rs.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a reportagem! É notório a "invasão" das meninas na prática do surfe. É preciso dar atenção a mulheres que todos os dias quebram os paradigmas machistas e mostram sua capacidade. Um estilo de vida assim é realmente contagiante!

    ResponderExcluir
  5. Paradigma quebrado ! Pra quem antes associava o surf somente aos homens, agora elas já invadem as praias como bem diz Ultraje a Rigor.

    ResponderExcluir
  6. O grande desejo de fazer algo ultrapassa qualquer obstáculo. As mulheres sofreram um pouquinho para conseguir pular alguns obstáculos. A pratica de alguns esportes foi um deles. No caso do surfe, então, quem diria, aos poucos elas (as que curtem) foram ganhando espaço e fizeram dessa vitória algo encantador. Ótimo texto, Gabriel!

    ResponderExcluir
  7. Pouco a pouco as barreras diferenciais entre homens y mulheres estão desapareciendo! É logico que as mulheres querem surfar e fazer outras cousas hasta então associava aos homens.

    ResponderExcluir