quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Camisa de Vênus





A camisinha é um tipo especial de látex de borracha natural, juntamente com outros componentes químicos. Passa por inúmeros processos, mas o principal que caracteriza este tipo de látex é o processo de vulcanização. E um contraceptivo, que previne doenças sexualmente transmissíveis e evita a gravidez indesejada.

Origens

Relatos datadas de dois mil anos antes de Cristo um artefato para a proteção do pênis já circulava entre os homens, na mitologia grega, historias contam que os deus também se preveniam ao sucumbir aos desejos mortais.

Muito tempo depois, o livro A pequena história do preservativo do francês Vincent Vidal conta sobre o preservativo ter sido inventado apenas no século 10, que chineses criaram uma camisinha usando papel de seda lubrificado com óleos, além dos japoneses usarem um tipo de carapaça de tartaruga. Também relatos que os homens utilizavam na idade media tripa de intestino de carneiro, como contracepção.


O termo “camisinha” provavelmente deve originar do dramaturgo  William Shakespeare, que chamou o produto que ajudaria a proteger o pênis de “luva-de-vênus”, talvez uma homenagem à deusa do amor. Em Português, tradutores optaram por “camisa-de-vênus”, expressão que parece ter dado origem ao nome atual.

A importância de usar camisinha

A camisinha é 94% eficaz em prevenir uma doença sexualmente transmissível (DST). Usar ou não a camisinha é uma forma de prevenir sua saúde e segurança para você e seus parceiro. O uso de camisinha de forma adequada é um dos métodos anticoncepcionais mais seguros e de resultados como 98% de êxito de prevenir-se.


Saiba mais sobre o assunto em: http://www.aids.gov.br/pagina/por-que-usar


Como utilizar corretamente a camisinha, assista em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=b35XMAHbm78

Texto Priscila Feitosa de Paula

2 comentários:

  1. Incrível como por mais que o tempo passe, e outros meios de prevenção venham a surgir. A camisinha continua sendo ainda o principal método de prevenção contra doenças.

    ResponderExcluir
  2. A camisinha é um método contraceptivo muito eficaz. Ganhou seu espaço e hoje é o método que mais ajuda na prevenção de doenças.

    ResponderExcluir