segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O esporte em parceria com a esperança: aliados para um futuro melhor

A Federação de Triathlon do Estado Ceará, responsável pelo Projeto Social sediado na UFC, no Campus do Pici, recebe crianças carentes de diversas regiões, como Douglas Rafael e Lázaro de Oliveira da Silva, ambos com 14 anos e moradores das redondezas da UFC. 

Lázaro frequenta o projeto desde 2010. Gostou do primeiro dia e não parou de ir até então. Atualmente, realiza atividades no projeto com alguns meninos no período da manhã, e, durante da tarde, treina sua modalidade de competição. No período da noite, estuda no Colégio Ari Braga. Todo dia acorda meia noite para ir trabalhar na feira da madrugada e o que recebe é para ajudar em casa.


Depois que entrou para o grupo de triathlon, Lázaro reparou em muitas mudanças. Tinha uma vida sedentária e passou a levar a atividade física a sério, treina todo dia. Mesmo com a rotina cheia de tarefas, não se sente cansado e ainda consegue ter um bom desempenho na escola: "para mim, é normal tirar nota boa", afirma o menino.

Batalhador desde cedo, sente dificuldade de sonhar com um futuro melhor. Apesar das dificuldades, e com o apoio de sua mãe que cuida dele e de quatro filhos mais novos, quer continuar no projeto. Pensa muito em se tornar um atleta profissional e conclui: "isso é tudo o que tenho na minha vida, preciso aproveitar essa oportunidade".

2 comentários:

  1. Ótimo projeto de incentivo aos jovens. O esporte pode ser para esses garotos uma nova chance, pode dar-lhes uma nova forma de ver o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom se tivessem mais projetos desse tipo incentivando crianças e adolescentes a fazer esportes. Ocupar a mente desses garotos fazem com que eles desviem das drogas, que muitos estão seguindo este caminho.

    ResponderExcluir