quarta-feira, 24 de abril de 2013

A ciência na evolução da internet

 
   

         A cultura existente na internet é a cultura dos próprios criadores da internet, estruturada por quatro camadas: a cultura tecnomeritocrática, a cultura hacker, a comunitária virtual e a empresarial. A cultura tecnomeritocrática é descrita como uma cultura hacker quando reúne normas e costumes a redes de cooperação voltadas para projetos tecnológicos. Está relacionada ao bem ligado ao desenvolvimento científico e tecnológico como componente essencial do progredir da humanidade.

         Uma das principais características tecnológicas para que a Internet se desenvolva é o software de fonte aberta, que permite que haja alteração no mesmo, para ser mais exata, de seu código fonte. Isso faz com que novos programas e novas aplicações sejam criadas, garantindo a inovação de tecnologias.

          Essa permissão de alteração é determinada culturalmente e tem o intuito de promover um avanço tecnológico que acaba garantindo um bem comum para a comunidade de seus descobridores. A descoberta tem um valor altíssimo e sua importância para com a comunidade depende da contribuição que ela promoverá. O que determina quem fará parte da comunidade é o desempenho individual tal como é julgado e publicado no histórico de desenvolvimento da Internet.

          Para garantir o respeito dessa comunidade o tecnólogo deve agir formal e informalmente, de acordo com as normas da comunidade e não se auto-beneficiar.

6 comentários:

  1. A cultura da tecnomeritocracia acredita justamente no desenvolvimento tecnológico e científico em prol da humanidade.Essa "crença" vem de pensamentos do iluminismo e da modernidade.Os softwares de fonte aberta foram um marco crucial no desenvolvimento da Internet.Essa caracteristica surgiu dessa cultura marcante, o que permitiu o compartilhamento e a descoberta com outros especialistas para aperfeiçoarem cada vez mais esse experimento.

    ResponderExcluir
  2. Os softwares de fonte aberta foram um grande avanço para a rede e é uma prova de que a cultura hacker, os tecnomeritocráticos e os empresários buscam trabalhar em prol da comunidade virtual gerando programas que não são restritos a apenas um grupo. Essa maneira de divulgar e possiblitar o acesso aos softwares só permite que eles sejam melhorados e utilizados por várias pessoas dentro da comunidade, diminuindo certas desiguldades (dentro da rede).

    ResponderExcluir
  3. A visão que a cultura tecnomeritocrática tem é baseada na cooperação dos tecnólogos que tem um trabalho relevante e que podem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico.Com a abertura do software foi possível a conexão entre computadores,produzindo e adquirindo conteúdo,além de limitar a ação individual de cada um,pois as regras,formais e informais,visam a colaboração,de modo que toda a contribuição de alguém,por mais que este se beneficie,não prejudique o bem comum.

    ResponderExcluir
  4. As diferentes culturas da internet tem em comum o objetivo de contribuir para o avanço da humanidade. Uma prova disso são os softwares de fonte aberta que possibilitam a criação de noos programas e aplicações.

    ResponderExcluir
  5. A cultura da Internet é a cultura dos criadores da internet.Caracterizada por quatro camadas ,onde interagem diretamente no desenvolvimento do sistema tecnológico.

    ResponderExcluir
  6. A internet funciona como qualquer sociedade que possui suas "tribos" e cada uma dela possui sua cultura determinada. Cada uma das culturas citadas acima possui sua importancia. Funcionam como um corpo, cada um fazendo "sua parte" para um bom funcionamento. Cada uma contribui para o avanço da internet.

    Thays Saldanha

    ResponderExcluir