quarta-feira, 24 de abril de 2013

Modem




  O modem é um dispositivo eletrônico que modula numa onda analógica um sinal digital. Pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar a trabalhar de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão, nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo, etc.
  A modelagem da rede pelo uso é consequência da evolução autônoma da internet. Essa evolução ganhou força com a abertura da internet, ou seja, quando a internet foi ficando mais acessível e seus usuários transformaram-se também em produtores da tecnologia e artífices de toda a rede. A abertura da arquitetura da internet era possível pela diversidade de nós. E isso fez com que qualquer pessoa que tivesse um pouco de conhecimento tecnológico pudesse se ligar a internet. Pois o custo de acréscimo de nós era barato e o software era aberto e acessível.
  Com essa acessibilidade de usuários e com direitos de poder serem produtores a modelagem da internet foi evoluindo rapidamente. Todo o tempo algo novo aparecia e percorria o mudo inteiro em tempo real. Para esse sucesso de crescimento tanto em numero de redes e no âmbito de aplicações foram e são importantes três pontos: o primeiro é uma arquitetura descentralizada e multidirecional; o segundo, os protocolos e implementações devem ser abertos, distribuídos e  suscetíveis de modificação; terceiro, instituições de governo da rede tem de serem montadas em conformidade com os princípios, baseados na internet, da abertura e da cooperação.

Um comentário:

  1. O Moldem é um aparelho pelo qual a internet pode ser disseminada. Através da conversão de sinal de analógico para digital, ele se conecta a outro moldem em que o sinal pode ser transmitido e o mundo da internet pode ser acessada. Dessa forma, essa tecnologia facilitou ainda mais a conexão a rede, tornando o conhecimento mais acessível a todos.

    ResponderExcluir