terça-feira, 23 de abril de 2013

O alfabeto até o conhecido WWW



Para chegarmos ao patamar da internet que conhecemos hoje, ela precisou de 30 anos para desenvolver-se: desde a ARPANET na década de 60 até a criação do World Wide Web na década de 90.
                O www tão conhecido por nó foi o grande responsável pela expansão da internet em todo o mundo. Em 1945, Vannevar Bush tentou criar um sistema que alcançasse esse objetivo (chamo de MEMEX), porém isso só foi possível no ano de 1990.
                Em 1980, Berners- Lee desenvolveu um programa chamado Enquire. Ele possui vantagens sobre Bush, pois ele pôde contar com a existência da Internet. Esse software permitia a obtenção de informações de/para qualquer computador conectado a internet seja ele HTTP, MTML ou URL. Esse sistema foi lançado na net pelo CERN em Agosto de 1991. O hipertexto foi chamado de World Wid Web, mais conhecido como www. Ou seja, esse sistema trouxe facilidade de navegação na rede global de rede de computadores.
                Hackers tentaram criar versões modificadas do www. A melhor desenvolvida e sucedida foi a Mosaic, criada por Marc Andreessen e Eric Bina. O seu diferencial estava na capacidade gráfica que permitia a captação e distribuição de imagens pela Internet.
                Em Outubro de 1994 surge o primeiro navegador comercial: o Netscape Navigator. Outros exemplos são a Internet Explorer da Microsoft e o Navipress. Na década de 90, o www funcionava como software adequado e possuía vários navegadores disponíveis ao público para utilização.
                O desenvolvimento da Internet  começou em 1960, mas apenas a partir da década de 90 com a criação do www, empresários e a sociedade em geral teve obtenção dessa comunicação digial.
                

3 comentários:

  1. A criação do WWW foi um dos feitos mais revolucionários no que tange a possibilidade de um uso global desse universo. As mudanças nas questões sociais, políticas e das relações humanas foram significativamente potencializadas através dessa grande ferramenta.

    ResponderExcluir
  2. A "libertação" e a democratização da da internet por meio do WWW foi essencial para a difusão de conteúdo dos mais variado tipos entre a rede de computadores mundial.A possibilidade de usar hiperlinks e imagens atraiu o público,que viu sua vida mudando cada vez mais após o desenvolvimento dessa ferramenta que é a internet.

    ResponderExcluir
  3. Com o surgimento do World Wide Web, o conhecimento pode se tornar mais acessível e ser mais disseminado no mundo. Essa criação revulucionou o mundo ao ponto que facilitou o desenvolvimento da internet, assim como o seu acesso pelos usuários.

    ResponderExcluir