terça-feira, 30 de abril de 2013

ARPANET: O projeto de redes descentralizadas que deu origem a Internet


            No primeiro capítulo do livro A Galáxia da Internet, o autor Manuel Castells nos mostra como acontece o surgimento da rede mundial de computadores, esclarecendo através da história, os processos de construção da Internet.  Segundo o que é trago por ele, para entendermos a causa de origem da internet, temos que conhecer o projeto Arpanet.
            A Arpanet foi um projeto de rede de computadores desenvolvido no final da década de 60 por uma agência dos Estados Unidos, a ARPA, que funcionava como um centro de pesquisas tecnológicas voltadas para a corrida espacial, no período da Guerra Fria. Com o intuito de permitir o compartilhamento de informações em tempo real entre redes de computadores, o projeto arpanet passa a ser executado por um dos departamentos da agência ARPA, este conhecido como IPTO.
            O IPTO implanta o projeto experimentalmente, através de uma firma de engenharia acústica a BBN, nas seguintes instituições universitárias, a  Universidade da Califórnia em Los Angeles, o Stanford Research Institute, a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah. Nestas o departamento executa por meio de uma tecnologia de comutação de dados por pacotes, redes interativas e descentralizadas de computadores.
            Após demonstrações executadas com sucesso, o projeto Arpanet passou a ser ampliado, agora com o objetivo de realizar a interação entre redes. A execução desta nova etapa alcança sucesso através da criação dos projetos de protocolo de controle de transmissão (TCP) e o protocolo intra-rede (IP), que resultaram no protocolo TCP/IP, permitindo essa interação entre redes. A Arpanet cresceu e funcionava para o que foi pensada inicialmente, mas uma outra rede foi criada exclusivamente para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, pois isso traria maior segurança, e Arpanet tornou-se Arpa-Internet através de um novo órgão a DCA, que passou a gerenciar tantas outras redes interativas.
            Contudo, é possível ver o quanto o projeto Arpanet foi importante para o surgimento da internet, pois é através dele que começam a se gerar diversas pesquisas tecnológicas que buscam desenvolver o sistema de telecomunicações, com o intuito de obter uma interatividade, através compartilhamento de dados entre redes descentralizadas de computadores. Assim, é possível dizer que a Arpanet é a mãe da internet que temos hoje, esta que nos possibilita conectarmos ao mundo, distantes a nós, em tempo e espaço.  

Um comentário:

  1. A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.

    ResponderExcluir