quarta-feira, 24 de abril de 2013

Empresários da internet



A internet foi se popularizando e isso se deu graças aos empresários, que levaram via cabo para as demais pessoas. A internet começou a ter um uso comercial e o impacto que isso teve nas empresas tradicionais foi visível. A internet serviu como força para criar uma nova economia, que se baseava na produção de conteúdos.

Novas ideias era o segredo para quem estava começando a explorar esse novo mundo digital. Suas ideias geravam dinheiro. Grandes empresas surgiram daí e algumas delas existem até hoje. Um grande exemplo é o Yahoo.

É importante nos atrelarmos ao fato desses empresários da internet não terem a aparência que costumamos pensar que tem um empresário normal. A forma como eles trabalham não são tão rígidas como a dos empresários tradicionais. Eles têm a habilidade e o domínio de criar dinheiro através de suas ideias.


Os empresários da internet são como artistas, pois criam. E fora através dessas ideias que hoje podemos ter vários serviços importantes sem sair de nossas casas.

Para mais temas sobre o surgimento da internet, segue o link para o documentário A Verdadeira História da Internet.

12 comentários:

  1. Sistemas de buscas como Google e Yahoo Carregam um banco de dados "megaputaquiparivelmente" monstruosos, todos esses dados geram a eles informações/insights únicos sobre o comportamento das pessoas, e quanto mais pessoas entram nesse mundo mais informações acumulam e assim sabem, atráves de seus rastros na net, muita coisa sobre você. É surreal o que podem fazer com todas essas informações, que se refletem na funcionalidade/serviços no que vemos hoje em termos de rede socias, apps e todos esses software que fazem parte de nossa vida.. Todas as inovações tem como objetivo a melhoria de vida das pessoas. Inevitável não surgir no meio de todos esses sistemas uma nova economia diferente/dinâmica e única. Envolve muita criativa e liberdade, e pra isso convencionalidade não ajuda em quase nada... Não pagamos nada para desfrutarmos dos serviços do facebook, por exemplo, e a empresa é bilionária.. Realmente é uma nova dinâmica de mercado que na maioria das vezes não é uma boa idéia um empressário muito formal..

    ResponderExcluir
  2. A popularização da internet foi realmente um passo grande na humanidade, além de facilitar a troca de informações em volta do mundo todo, teve sua influência na economia, como você diz no texto. À princípio, eram empresas sobre seus produtos, lojas e serviços e utilizavam da internet para se comunicar, e agora também a própria loja existe dentro da internet, no e-commerce. É incrível a utilidade de todo esse meio empresário que nos foi trazido para a internet, é confortável e acessível, pois torna possível até mesmo a compra de algo que não temos aqui.
    Yahoo e Google, por sinal, são serviços de utilidade pública, os quais as pessoas já nem se imaginam sem!

    ResponderExcluir
  3. Esse enorme avanço trouxe sem dúvidas uma melhoria na vida das pessoas.Os que criam e usam suas idéias para um fim lucrativo acumulam riquezas e tem a oportunidade de oferecerem serviços a população.Os que adquirem as idéias criadas, muitas vezes gratuitas, tem a facilidade de acessar novas soluções e possibilidades de solucionar questionamentos ou de ter um suporte maior.O exemplo da rede Yahoo, assim como o Google, foi muito bem colocado.Eles disponibilizam várias opções de busca, o que auxilia nas pesquisas.Porém, com essa facilidade, muitas pessoas passaram a não selecionar corretamente as informações que recebem, e a partir disso, é gerado um problema.Existem pessoas boas, que postam a verdade e o que é relevante, porém existem pessoas que não postam como deveriam, e isso pode ser um grande causador de má formação de opinião.Devemos ter cuidado ao acessarmos várias páginas, e não podemos nos restringir a somente uma.Para que tenhamos uma formação de opnião é necessário a vontade de não se limitar, ainda mais com essa imensa possibilidade que temos de acessar vários sites ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  4. O mais importante é o que podemos ressaltar como essas pessoas conseguiram se sobressair através da internet. O que seria da população mundial se não existisse a internet? hoje precisamos dela para tudo: mandar uma simples mensagem, comprar algo entre outras coisas. Grandes magnatas da internet esses merecem nosso parabéns por terem criado algo que revolucionou a história da humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Uma frase do texto que resume bem esse assunto é:"[...]A internet transformou as empresas do mesmo modo,se não mais,que as empresas transformaram a internet",ou seja,empresas foram criadas justamente pensando no lucro que a internet poderia dar.Elas foram criadas nos parâmetros da rede,tendo como ponto de partido algo inovador,pois foram ideias inovadoras que deram início a empresas que hoje tem abrangência mundial,como o Yahoo e o Google,ferramentas sem as quais a vida dessa geração que foi criada dando um "google" ficaria bem mais difícil.

    ResponderExcluir
  6. Assim como no plano real aquilo que está em evidência é o lucro. Isso acaba por atrelar ao conteúdo uma má ação, a de penetrar na cabeça das pessoas e fazer com que elas adiram a discursos e atitudes daqueles que as oprimem. Essa popularização da internet citada no texto, de fato, foi algo muito bom pois nos trouxe muita coisa boa, principalmente no que diz respeito à função de porta-voz que a internet pode ter. Mas o interesse no lucro e no retorno financeiro que essa abertura enganosamente gratuita pode gerar acaba por desmitificar qualquer tipo de iniciativa dando à elas um caráter alienador e característico do mundo atual tomado pelo consumismo.

    ResponderExcluir
  7. O papel dos empresários no campo da internet foi muito importante, porque eles investiram para que essa tecnologia se aprimorasse com o passar do tempo. O advento da internet possibilitou que muitas empresas se desenvolvessem e que boas ideias “virassem” dinheiro, como por exemplo as empresas que são conhecidas no mundo todo, como a Yahoo, que nos proporciona um mundo de informações num só clique, graças a essa tecnologia muitos problemas, pesquisas, podem ser resolvidos sem muito esforço

    ResponderExcluir
  8. Antes visto como um terreno incerto, a Internet foi ramo de aposta de vários visionários que encontraram sucesso no caminho certo. Vistos, anteriormente, com descrédito e incredulidade, hoje pertencem a grupos de pessoas bem-desenvolvidas e milionárias.

    O Vale do Silício passou de ambiente inóspito a lar de todos esses investidores e seus investimentos.

    ResponderExcluir
  9. De fato, foi graças a essas grandes cabeças da internet que hoje temos acesso a mais informação, a pessoas, etc. Hoje temos o Google, que nos dá acesso a informação, a redes de todo o mundo, imagens, tradutor e mapas de todo o mundo. Ele foi criado por Larry Page e Sergey Brin, os "Google Guys". Sou grata a eles! HAHA
    Não faz tanto tempo que foi lançado o filme "A rede social" que retrata a história do Facebook e do seu fundador - vale ressaltar a crise que essa rede social esta passando nos dias de hoje.
    Esses grandes gênios do meio digital merecem realmente ganhar tanto por suas ideias, pois não foram ideias simples que levaram a algo "legal", foram ideias que levaram a grandes multinacionais de serviços online.

    Thays Saldanha

    ResponderExcluir
  10. O que seria de nós humanos, sem as ideias geniais desses populares Nerds!? Certamente estaríamos perdidos no espaço ou melhor na rede. O maior exemplo disso é o Google,hoje pra mim e para muitos indivíduos uma ferramenta imprescindível. Sou grata a esses gênios, que com seus olhares visionários deram origem a essa plataforma que só facilita nossas vidas. E acho muito justo ele serem bastante remunerados,afinal eles foram responsáveis por inúmeras ferramentas que tanto contribuem com nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  11. Quem imagina o mundo de hoje sem os grandes sites Google ou Yahoo, por exemplo? O trabalho dos criados desses sites são de grande importância para a nossa sociedade. Diferentemente, da cultura hacker que pesquisa em prol de compartilhar o conhecimento, a cultura de empresários pesquisa a fim de melhorar/criar softwares, sites capazes de gerar receita.

    ResponderExcluir
  12. A pulo do gato para a popularização da rede com certeza devemos aos grandes empresários da internet. Eles não só com popularizaram com fins lucrativos como nos deixaram dependentes em diversas vertentes dos seus serviços :@@ Quem já experimentou colocar seu nome no google e ver no que vai resultar? Tive um professor que no primeiro semestre falou: "se uma empresa coloca seu nome no google e a única coisa que achar for seu perfil do facebook então você não é ninguém pro mundo". Chegou ao ponto de que uma ferramenta on-line ditar se você tem ou não relevância a partir daquele conteúdo que você gera. Não sei até que ponto isso é saudável, mas estar on-line hoje é inquestionavelmente crucial.

    ResponderExcluir