sexta-feira, 26 de abril de 2013

Galáxia da Internet

A História da internet se iniciou com testes da rede da Arpa, começaram em 1969, nas universidades da California em Los Angeles e em Santa Barbara e na Universidade de Utah. A Arpanet se expandiu para outros centros de pesquisa nos EUA, estava restrita apenas para pesquisa cientificas. Com base na tecnologia de comunicação descentralizada e da troca de pacotes, o sistema tornava a rede independente de centros do comendo. Logo depois a internet surgiu, só que ela não teve origem no mundo dos negocios. Era uma tecnologia ousada demais, um projeto caro demais, e uma iniciativa arriscada demais para ser assumida por organizações voltadas para o lucro. Ela desenvolveu num ambiente seguro propiciado por recursos públicos e pesquisa orientada para missão. 


Desenvolveu o www (world wide web) por Tim Berners Lee centros de estudos nucleares, na Suíça. Com a evolução qualquer pessoa com conhecimento técnico poderia se ligar a internet, chats, modem e outros. A cultura da internet pode ser definida por um conjunto de valores e crenças que formam o comportamento, padrões respectivos do comportamento geram costumes que são repetidos por instituições e organização social.
O ano de ouro da história da internet foi 1995, pois chegaram ao mercado, simultaneamente, a AOL, a Compuserve, o Netscape e a linguagem de progarmação Java. A Nasdaq começou a aparecer e a se tornar uma espécie de Xangri-lá dos empreendedores, ainda imbuídos de um espírito pioneiro e desbravador. Surgiu também o Comitê Gestor da Internet. No Brasil, as empresas provedoras de dados Mandic, Zaz e Ibase inscreveram seus nomes. A Microsoft se rendeu à força da Internet em 1996 e lançou seu browser, o Explorer. O uso comercial da Internet deu seu primeiro salto no Brasil, com a consolidação de um conjunto de sites e iniciativas como UOL, Cadê?, ZipNet e BookNet.

Entenda mais assistindo o video abaixo:



Um comentário:

  1. Em pensar que o começo dessa historia foi basicamente militares explorando uma nova "arma de guerra" (se assim pode ser chamada), tecnologia militar que resultou em um dos meios de comunicação mais rápidos e dispersos do mundo. Hoje a internet está bem mais além dos computadores. São celulares, tablets, video games e até alguns aparelhos de televisão dão um suporte pra se estar sempre oneline (termo usado para caracterizar uma vida social on e off ao mesmo tempo). Virou emprego, lazer, saúde, doença, PERÍGO, vai depender da vertente que se está canalizando. Um verdadeiro mundo dentro de outro.

    ResponderExcluir