quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tecnoelites



As culturas da internet permitem não só o desenvolvimento dessa rede, mas também a construção social. Essas culturas se relacionam aos criadores e desenvolvedores da internet e podem ser divididas em quatro camadas: cultura tecnomeritocrática, cultura hacker, cultura comunitária virtual e cultura empresarial. Nessa análise, nos concentraremos na cultura tecnomeritocrática.
A cultura tecnomeritocrática se relaciona com o bem que a descoberta científica traz para o progresso da humanidade, ou seja, essa cultura acredita que o progresso social será obtido quando a tecnologia e a ciência se desenvolverem. Esse desenvolvimento beneficiará a sociedade através das descobertas relevantes e, consequentemente, a geração de conhecimento.
Para fazer parte dessa cultura, o mérito que um membro possui é fundamental. Para adquirí-lo, é necessário contribuir com algum conhecimento tecno-científico que aperfeiçoará a interconexão ou o suporte da internet, ajudando assim no avanço da tecnologia. Essa descoberta é de extrema importância para a permanência do membro.
Essa contribuição ainda será avaliada pelo exame dos pares, o qual definirá quem ingressa e, assim, fornece-lhe reputação e respeito científico.
Dessa forma, podemos dizer que a tecnomeritocracia está diretamente relacionada ao conhecimento científico e acadêmico.

4 comentários:

  1. É imprescindível a importância da tecnologia para a humanidade, embora reduzir nosso desenvolvimento apenas ao processo tecnológico é um pouco frágil, até porque esses avanços ainda não resolveram os problemas sociais, como políticos de nossa sociedade ao mesmo nível em que se desenvolveram as tecnologias.. Além de ser fundamental o livre acesso a essas ferramentas, é de extrema importância o conhecimento das tecnológias pra usos mais produtivos.

    ResponderExcluir
  2. Bom, devemos ter cautela ao usar desse meio tão diversificado que é a Internet.Temos acesso a várias páginas ao mesmo tempo, e isso foi fruto de muito estudo e experimento há um tempo atrás.Acho correto haver uma "seleção" para quem poderá contribuir ou não com o avançõ da Internet.Desse modo, as coisas caminham de um modo mais civilizado e com um controle maior.Sem contar que o desenvolvimento segue um "padrão" de conhecimento, juntamente com a inovação.A internet não é capaz de resolver problemas sociais, como citado no exemplo a cima, porém, através dela, várias mobilizações sociais são planejadas e muitas delas executadas.Então, concordo com o Diego, quando diz que os avanços tecnológicos não resolvem os problemas sociais ou políticos na mesma velocidade que as mesmas se desenvolvem, mas acredito que através delas, muitos dos pensamentos e imposições impostas por autoridades, possam ser alteradas e modificadas.

    ResponderExcluir
  3. Como uma cultura tecnomeritocrática, a tecnoelite tem o intuito de desenvolver o progredir da sociedade paralelamente com o progredir da tecnologia e da ciência. Concordando com os comentários anteriores, a Internet não é, realmente, a solução dos problemas sociais, embora seja através dela que as pessoas mostrem suas motivações e mudem o pensamento de outras, fazendo com que, muitas vezes, aconteçam movimentos e só estes são capazes de resolver uma série de discrepâncias. É importante que haja uma rigorosidade na escolha de quem fará parte dessa cultura, visando o fato de que ela acredita que o desenvolvimento científico e tecnológico é essencial para o também desenvolvimento da sociedade.

    ResponderExcluir
  4. A cultura tecnomeritocrática contribui para o avanço da internet, e esta contribui para o avanço da humanidade. A tecnoelites garante que apenas o que realmente seja publicado contribui para esse avanço da humanindade ou apenas para seu conhecimento. Deve ser muito bem escolhido então os membros dessa cultura pois eles não podem fazer nada para seu proprio beneficio.

    ResponderExcluir