quarta-feira, 24 de abril de 2013

Verdadeiros HACKERS compartilham informações e colaboram em projetos comuns


   Para a mídia e para o publico um hacker é algum que invade um sistema ilicitamente, quebram códigos, etc. Mas essas pessoas devem ser os chamados “cibercriminosos”.



Os hackers são peritos informáticos que contribuíram para a criação da Internet, que criaram o Linux e os especialistas em segurança das grandes empresas. Mas também existem outros tipos de hackers que são os “crackers” e os “ciberpunks”, que são diferentes. 
Verdadeiros hackers compartilham informações e colaboram em projetos comuns como criação de software livre, constituindo uma comunidade hacker como uma cultura. Outros trabalham para agencias ou empresas governamentais ou por conta própria. Foram responsáveis de muitas inovações na computação como o sistema UNIX ou GNU/LINUX. 
  
    Stallnam foi um dos ícones da cultura hacker porque crio GNU e Free Software Foundation, um movimento do software gratuito. E Linus Torvald crio o sistema LINUX. A distribuição do esse sistema sempre foi de fonte aberta e livre.


Links:
http://informatica.hsw.uol.com.br/cabeca-de-hacker1.htm
http://www.hackerteen.com/pt-br/hacker






8 comentários:

  1. Texto conciso e objetivo, explicando o básico sobre o tema. Acho que só faltou colocar a definição, mesmo que bem resumida, de "crackers" e "ciberpunks", já que foram citados e fazem parte do texto como distinção para com "hackers".
    Uma boa fonte para quem quiser fazer uma pesquisa rápida e tirar dúvida sobre o que é hacker.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Essa ainda é uma realidade comum: achar que os hacker são aqueles que conseguem invadir os sistemas alheios,quase sempre com más intenções.Porém isso é um mito, a palavra em si já tem um significado diferente: hacker siginifica algo que você faz bem.Então se você pesca bem, por exemplo, você é um hacker pescador.Mas esse nome acabou sendo focalizado para a parte de informática.Bom, sua principal função é cuidar da segurança de qualquer sistema. Normalmente, toda empresa tem um hacker contratado para cuidar de seus dados e informações.Ele procura qualquer vulnerabilidade dentro da própria empresa e fecha qualquer porta que possa estar aberta para qualquer intruso.Os intrusos na verdade tem outro nome, como já foi citado a cima, os crackers.Eles usam o conhecimento para prejudicar outras pessoas.Descobri que existe até uma escola de hacker, onde eles estudam não só a parte tecnica, mas também estudam matérias relacionadas a psicologia e ética, tudo para garantir que esse conhecimento seja usado de forma correta.

    ResponderExcluir
  3. Ainda hoje nas mídias sociais chamam de "hackers" os "cibercriminosos", fazendo com que a população ache que aqueles que invadem computadores para vazar informações são hackers, fazendo com que aqueles que ajudam no desenvolvimento e melhoria da navegação da internet fiquem conhecidos como vilões de algo que eles contribuem tanto para a sociedade.Os Hackers são mentes fundamentais para o processo de inovações na área tecnológica, eles colaboram em projetos desenvolvidos para a transformação da Internet.

    ResponderExcluir
  4. A mídia deveria trabalhar para que essa imagem ruim que se tem dos hackers seja extinta. As pessoas precisam saber que há variações dentro dessa cultura, que existem os grupos que usam a Internet apenas para o mal (ciberpunks e cibercriminosos) e os que buscam trazer melhorias para a sociedade virtual. Os hackers são figuras importantes que criaram tantos mecânismos, softwares, que protegem os sistemas bancários e dos governos. Seria bom se eles ganhassem reconhecimento...

    ResponderExcluir
  5. Não se pode culpar a sociedade pela má vista que ela tem dos hackers, pois a fama que a mídia faz deles é, realmente, muito ruim. A mídia deveria se posicionar a favor dessa cultura e disseminar informações positivas, tal como o fato de os hackers terem contribuído para a criação da internet, serem responsáveis por criar softwares de fonte aberta que permitem alterações no código fonte, fazendo com que novos programas possam ser criados e assim a internet seja renovada, usarem seus conhecimentos, principalmente, para cultivar o bem, através de uma cooperação que visa uma maior interação entre internautas, voltados sempre para auxiliar no desenvolvimento técnico, científico e, consequentemente, progredir da humanidade. Ao contrário deles, existem os cibercriminosos, e esses sim, são os responsáveis pelas invasões à sistemas e alterações de códigos, e usam seus conhecimentos com o intuito de prejudicar as pessoas.

    ResponderExcluir

  6. Infelizmente, a Mídia criou uma imagem errônea dos hackers, os “confundindo” como cibercriminosos, de maneira que a maioria da população não sabe distinguir os hackers dos cibercriminosos, acreditando que os dois são praticamente a mesma coisa, ao ponto da palavra hacker ser usada habitualmente para classificar um cibercriminoso. Como no próprio texto diz, os verdadeiros hackers são aqueles que contribuíram para a criação da Internet e contribuem para o desenvolvimento da mesma, a formação de software livres e a inovação na computação.

    ResponderExcluir
  7. Há uma diferença que ainda não é bem conhecida pela sociedade entre as pessoas que invadem sistemas e aquelas que são conhecidas como hackers, que partilham informações e ajudam em projetos. Essa ideia de que os hackers são pessoas ruins, vem da própria mídia que lhes “prega” essa imagem negativa, quando na verdade há um tipo de hacker que são chamados de crackers que esses sim são os criminosos virtuais, pessoas que usam da tecnologia para invadir sistemas, mas acaba havendo uma generalização e confundindo os dois tipos de pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Acabando com a imagem que a sociedade tem de ''hackers'' como criminosos virtuais, que invadem computadores a fim de roubar pessoas e empresas. Mostra que os verdadeiros ''hackers'', pelo contrário, contribuíram inclusive para o surgimento da internet e de outros sistemas digitais.

    ResponderExcluir