terça-feira, 23 de abril de 2013

A formação da Internet Society



                No período do final da década de 80 e durante boa parte da década de 90, a Internet passava por várias modificações significativas para sua expansão e para o seu funcionamento. Em 1989 foi estabelecido pela Internet Engineering Tark Force  (IETF) alguns padrões oficiosos da Internet, formando protocolos da Internet. Posteriormente, algumas grandes agências governamentais dos EUA, como a Nasa e o Departamento de Energia, adotaram os protocolos do IETF.
                Em torno de 1992, houve uma expansão da Internet em escala global, onde a NSF planejava uma privatização de maneira que era necessário sair do controle do governo americano. Desse modo foi criada a Internet Society. A Internet Society era uma organização sem fins lucrativos que foi confiada a supervisão do IAB e do IETF.
                Robert Kahan e Vint Cerf, os cientistas da computação que escreveram o artigo formando a arquitetura básica da Internet, foram eles que assumiram o comando da Internet Society, eles gozavam da confiança geral da comunidade da Internet. Foi por conta do impulso da Internet Society que a participação internacional das funções de coordenação cresceu significamente na década de 90. Porém, com a internacionalização da Internet, virou alvo de críticas por outros governos.

2 comentários:

  1. Acho que a origem de qualquer crítica por parte de instituições privadas nasce da possibilidade/insegurança de tais instituições perderem terreno/domínio.. No fundo dificilmente procuram promover algo de caráter democrático no ato de criticar algo como a internet, no qual carrega um promessa democrática sem tamanho!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Patrícia! Realmente a Internet Society se fez indispensável para que houvesse um desenvolvimento tão rápido da internet. Creio que esse desejo em conseguir cada vez mais tecnologia nesse serviço foi pela compreensão dessas mentes brilhantes de que a internet seria algo bastante revolucionário e colaboraria para moldar um novo estilo de sociedade. Algo agora muito mais interligado, estando diretamente ligado à globalização, e que só traria benefícios ao mundo tecnológico. Exatamente como ocorreu com a tecnologia aplicada em computadores, a internet também acompanhou esse desenvolvimento e proporcionou o nível digital que temos hoje e que não conseguimos mais nos imaginar sem. Bem.. talvez consigamos imaginar, mas quem verdadeiramente seria capaz de viver sem?

    ResponderExcluir