sexta-feira, 26 de abril de 2013

Um pouco de como surgiu a internet.


A internet não tem muitos anos de existência, mas o necessário para causar grandes mudanças sociais e tecnológicas e construir o que hoje chamamos de cultura da internet.

Sua criação que, partiu de um projeto militar e desenvolvido por cientistas que, acreditavam que seria decisivo no progresso da humanidade, de modo que, esse sistema de comunicação eletrônico fosse global e que garantisse a interatividade entre as pessoas por meios de seus computadores, com a expansão do projeto, esses cientistas começaram a utilizar a fonte aberta.

Estudantes tomaram conhecimento dessa abertura na fonte e começaram a se especializar, esses são os chamados hackers, peritos em computação, partilhado seus conhecimentos com outros hacker sobre forma de comunicação pela rede, usada por eles sem restrição, as principais contribuições deles foram o modem, email, o chat, etc.

Outra estrutura que faz parte da internet é a comunidade virtual que faz da internet um meio de interação social seletiva e de integração, moldando suas formas sociais, processos e usos.

Os empresários foram a “peça chave” para que o desenvolvimento do projeto continuasse crescente, os hackers vendem suas idéias aos capitalistas de risco, permitindo que o investimento feito neles se transforme em negócio.

A internet foi produzida e moldada por essas quatro camadas que juntas formam a cultura da internet, criada no mundo acadêmico, aperfeiçoada constantemente pelos hackers que compartilham suas descobertas em nome do ideal libertário e que também criaram as comunidades online, que são fundamentais atualmente, tudo isso, materializado através do investimento feito pelos empresários da área. 


3 comentários:

  1. Um marco na nossa contemporaneidade, a Internet teve seu papel difundido através do desenvolvimento da comunicação ao longo dos anos.

    É importante lembrar da presença da Internet no Brasil, e sua chegada. Com isso, salientamos o surgimento da MANDIC BBS, software que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet. Apenas em 1990 que nascia, com 60 megabytes de capacidade, a MANDIC BBS no Brasil, fazendo com que o país entrasse na internet, fazendo sua primeira conexão – ainda em âmbito acadêmico.

    A curiosidade é uma aliada nos meios da tecnologia da informação/comunicação, e sempre foi. Através dela, esperamos mais novidades e temos a certeza de que elas irão chegar. E, quem sabe, fazendo a nossa parte, não possamos contribuir diretamente em uma delas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário da Mayara acima, creio que um dos aliados para o sucesso da internet foi a curiosidade do povo que se deparou com algo que lhe dava acesso a coisas do mundo inteiro. O que era longe agora ficava bem na sua frente no monitor. Agora o planeta é interligado não por mares e oceanos mas por redes digitais que possibilitam alguém falar com uma pessoa do outro do lado do planeta,e também vê-la - podemos citar o Skype como uma ferramenta exelente para esse intuito.
    Essa era da internet que vivemos hoje, com certeza, é bem "pequena" em comparação ao que ainda há de vir. Realmente conto com os grandes empresarios do meio digital para as grandes criação que ainda virão.


    Thays Saldanha

    ResponderExcluir
  3. Os Estados Unidos não ia ficar quieto com o a União Soviética exibindo poderio tecnológico. E de fato não ficaram, responderam com a criação de uma rede que permitia comunicação entre computadores, a ARPA. Tempos depois, esta torna-se ARPANET, e passa a administrar redes secundárias. Anos depois, tornando-se ARPA-INTERNET.

    ResponderExcluir