terça-feira, 18 de junho de 2013

Como a TV Digital chegou ao Brasil


Todos, ou pelo menos quase todos nós, a essa altura já ouvimos falar no Sistema Brasileiro de Televisão Digital, o qual é aberto, livre e gratuito e (seu diferencial) permite a transmissão de conteúdo de altíssima qualidade em termos de imagem e som, tanto para dispositivos fixos e móveis.

A primeira transmissão da TV Digital no Brasil ocorreu em São Paulo, no dia 2 de dezembro de 2007, mas essa história começou bem antes. Em 1999, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deu início ao processo de avaliação técnica e econômica para a tomada de decisão quanto ao padrão de transmissão digital a ser aplicado no Brasil.

Após vários estudos conduzidos, juntamente, com universidades e emissoras de televisão, o sistema escolhido foi o ISDB-TB, desenvolvido com base no sistema japonês Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T).

Os pesquisadores brasileiros acrescentaram, então, uma série de atualizações no ISDB-T, como a adoção de padrões de compressão digital de áudio e vídeo mais modernos e eficientes do que os atuais sistemas de TV digital em funcionamento no mundo. No DVB-T (Digital Video Broadcast Terrestrial), adotado na Europa, a transmissão para dispositivos móveis é tarifada pelas operadoras de telefonia.

Características

O sistema brasileiro, também denominado SBTVD, oferece uma série de diferenciais, como alta definição e interatividade para celulares, mini-televisores e notebooks. Outro fator relevante é que o sistema permite a interatividade, ou seja, os usuários podem utilizar o controle remoto para responder testes, obter informações sobre programas, comprar produtos anunciados, participar de enquetes e realizar operações bancárias.

Além do Brasil, outros países como Peru, Argentina, Chile e Venezuela já anunciaram a adoção do padrão brasileiro de televisão digital. Veja em quais regiões do País a TV digital foi implantada.

Cobertura

Hoje em dia já são mais de 480 municípios atendidos pela TV Digital. Ao todo são 102 emissoras que possuem a tecnologia que chega para 87,7 milhões de pessoas, ou 45,98& da população brasileira. A expectativa é a de que a cobertura digital seja superior ou equivalente à analógica antes do encerramento oficial do antigo tipo de transmissão, em 2016.

O Distrito Federal é a única unidade federal com 100% de cobertura para toda a sua população. Em segundo lugar temos São Paulo sendo o estado com o maior número de pessoas e municípios com acesso à tecnologia: mais de 30 milhões de pessoas (72,76% de sua população) espalhadas por 99 municípios estão aptos a receber o sinal digital. Veja, AQUI, as cidades que possuem cobertura.

Leia mais informações no SITE OFICIAL DA TV DIGITAL.

2 comentários:

  1. A tv digital chegou ao Brasil, mas acho que ela ainda está muito longe de ser algo para a toda a população. 100% de cobertura para toda a população quer dizer que o sinal vai chegar a todos, mas não quer dizer que todos terão condições de adquirir a tecnologia para possuir de fato em suas casas a tv digital. Eles falam de interação, gostaria muito de saber como é realmente essa interação, se a estrutura de comunicação deixaria de ser vertical para ser horizontal, é essa a proposta? Enfim, são mais assuntos a serem pesquisados.

    ResponderExcluir
  2. Já li textos fantásticos sobre a revolução que a tv digital vai trazer a sociedade. São aparelhos capazes de calcular o ibope não apenas por que a tv está ligada e sim, saber quando tem alguém em frente a tela por exemplo, entre outras formas fantásticas de interação. Sem contar com o que já é fato, uma imagem tão impecável que você é capaz de ver as espinhas no rosto do ator de uma novela por exemplo.. Porém, concordo com o comentário da Ruth. Que adianta uma cobertura de 100% quando essa mesma porcentagem não é aplicada as pessoas que tem acesso?! Mas isso já envolve um outro tema, exclusão digital. É preciso fazer um projeto para que a exclusão digital seja de fato 0 no país.

    ResponderExcluir