quarta-feira, 19 de junho de 2013

Direitos Autorais


A letra ''C'' muita conhecida por direitos autorais e chamada Copyright, é a forma de proteção fornecida pela lei dos autores ou donos do trabalho original. Copyright significa todos direitos reservados, peça autorização e outros aspectos restritos ao autor, se aplicando a todas ideias criadas e assim automaticamente protegida. 

Existindo também a Creative Commons ou "CC" que é voltada para  expandir obras criativas disponíveis onde você copia, distribui e transmite a obra com menas restrição que o Copyright. Não podendo atribuir, comercializar e crias obras derivadas, podendo ser renunciada quando tiver a autorização direta com o autor.

6 comentários:

  1. Se os direitos autorais fossem realmente levados a sério, a maioria de nós estaria preso. As pessoas desconhecem os direitos autorais, tanto os produtores como os reprodutores. A todo momento os violamos. Para que algum dia eles sejam efetivamente cumpridos pela justiça a população precisa conhecê-los.

    ResponderExcluir
  2. Os direitos autorais devem existir e são extremamente necessários para que haja um controle de obras de autores diversificados.O que a Ruth falou, tem extrema relevância, antes que eles sejam aplicados, a população deve ter um conhecimento básico do que realmente se trata os direitos autorais.Entretanto, acho que isso não seria suficiente para que todos obedecessem e cumprissem com os direitos autorais, ao meu ver, uma taxa ou uma punição, caso necessário, seria válido para que os direitos autorais fossem realmente respeitados.É necessário também, deixar claro, por parte do autor da obra, sua real intenção e seus direitos. Giselly Adolfi

    ResponderExcluir
  3. Direitos autorais são muito necessários, principalmente no mundo de agilidade em que vivemos hoje. Ninguém gosta de ter uma coisa copiada, seja pra qual fim será utilizada. É importante lembrar que a pessoa que está copiando aquilo deve ser a primeira a se importar em dar os créditos ou pedir permissão pro autor. Um fato interessante é que em algumas redes sociais o direito autoral já é algo presente e a própria rede "cobra" aquilo do usuário. Um exemplo disso é o Tumblr que pede que a pessoa coloque o autor da frase, texto, imagem e deixa um espaço específico pra isso na timeline. Essa consciência de "não copie" ou de "peça permissão pro autor" tem que ser ensinada na escola onde a gente nem tem preocupação com isso e ai chega na faculdade e "dá de cara" com os créditos, as citações etc.

    ResponderExcluir
  4. É de extrema importância os direitos autorais, para que os autores sejam reconhecidos por aquilo que fizeram, para que não haja plágio e se caso houver, alguma atitude seja tomada. Com o sistema de direitos autorais o autor da "obra" terá documentado o seu direito, isso é muito importante para comprovar a sua autoria. Os filmes , músicas, livros e afins que são distribuídos na internet gratuitamente, teriam os seus direitos autorais sendo feridos, porém, é um tipo de "comércio" que facilita a popularização da obra aqui no Brasil. De maneira que é preciso colocar na balança os direitos autorais nesse caso, com os prós e os contras com o fim desse tipo de "comercialização".

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, muitas vezes é uma barreira no processo de inovação.. A maioria dos que se preocupam com isso tem interesse em se beneficiar só. As maiores das ideias surgiram com os encontros, troca de ideias, encontros de acasos pelos corredores, conversa com gente de outras áreas de conhecimento etc... Ainda hoje um padrão usado nas agências de publicidade para criação de ideias é feito assim, uma reunião em todos tem como foco colocar as ideias na mesa.

    ResponderExcluir
  6. A Internet permite a interligação simultânea de pessoas localizadas em qualquer lugar do planeta. Sendo assim, o policiamento regrado de todos é uma atividade difícil de ser realizada.

    Sabemos que os direitos autorais, também conhecidos como propriedade intelectual, são caracterizados pela providência jurídica que reúne a relação entre o autor e a sua obra intelectual. Sendo assim, é necessário que sejam cumpridas as leis que regem a preservação do patrimônio intelectual deixado, do contrário, as obras perdem seus valores. Porém, isso cabe ao artista decidir, uma vez que não estamos mais no período de aura artística. Cada artista tem o direito de denominar quanto a sua obra vale, bem como cada um tem a liberdade de querer comprá-la por esse valor ou não.

    ResponderExcluir