terça-feira, 11 de junho de 2013

O que é o Rádio Digital?

Bom, antes de tudo o Rádio digital no Brasil começou a ser pensado e testado em 2000. Porém até hoje a implantação do rádio digital ainda é bastante discutida no Brasil, como a gente vai ver mais na frente.

A principal diferença do rádios digital e do rádio analógico está na forma que é feita a transmissão e na maneira de como as informações são processadas pelo sistema.

No caso do Rádio Analógico, o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM. Já no digital, o sinal é primeiramente digitalizado em forma de sequência binária. Tanto no analógico quanto no digital, as transmissões de voz e dados são realizadas através de ondas de rádio. Porém, na transmissão digital que usa a combinação binária a qualidade da informação é preservada. Enquanto no analógico é muito mais fácil ocorrer ruídos, interferências e invasões clandestinas por conta da informação que é enviada em formato de palavras e não de números.

Com a digitalização do rádio, além da melhoria da qualidade do áudio, uso de multiprogramação e da transmissão de dados (texto, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência). A parceria do rádio com as novas mídias passam a oferecer um uso mais eficiente e interativo dos equipamentos, reduzindo o consumo de energia, maior participação do mercado publicitário e possibilidade de novos modelos de negócios.


Foto: Rádio Digital Philips, a venda nos Estados Unidos.



(Frank Roger, Comunicação Digital - Jornalismo/Noite)

2 comentários:

  1. Pelo texto o rádio digital parece uma alternativa excelente, porém aqui no Brasil não há como investir nisso, até porque se isso é pensado há 12 anos e não foi efetivamente posto em prática é por não haver retorno ou recursos. Mas sem dúvida, ter uma transmissão mais estável significa estar mais perto da população, levar a informação a todos.

    ResponderExcluir
  2. O rádio digital é um grande avanço da tecnologia, poder disponibilizar uma transmissão sem nenhuma interferência é realmente fantástico, além de oferecer uma quantidade imensa de canais. Entretanto, como a Ruth citou acima, é muito difícil a implantação desse sistema no Brasil, até mesmo por sua difícil popularização por conta do seu preço.

    ResponderExcluir