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Foto: FBV Carreiras |
LinkedIn
é um site que tem o objetivo de reunir profissionais – pessoas físicas ou
empresas – permitindo a interação entre eles. O site foi inaugurado em 2003, na
Califórnia, e é voltado para os negócios, mas possui características de rede
social porque permite a interação entre os atores e que laços sejam construídos.
Quem procura realizar
contatos profissionais, busca empregos ou um funcionário o LinkedIn é o espaço certo para isso. Ele possui ferramentas
pensadas para facilitar a vida dos dois lados, de quem contrata ou daquele que quer
ser contratado. Ao montar seu perfil, o usuário é convidado a listar suas
experiências profissionais, formação acadêmica, área que atua ou gostaria, ou
seja, um currículo online que pode ser acessado por qualquer usuário da
rede.
Outra ferramenta
importante é a criação de grupos que possuem o mesmo interesse profissional. O grupo
pode ser formado por pessoas da mesma área ou por quem já está inserido no
mercado e quem quer entrar nele. Essa ferramenta contribuiu para o
esclarecimento de dúvidas que possam surgir sobre um determinado assunto que
tenha relação com o grupo, funcionado como o Yahoo! Answers, por exemplo. Ou
pode apenas ser útil para manter contatos importantes. Porém, não é tão fácil
participar de um grupo nesse site como é no Facebook, pois o interessado passa
por uma espécie de análise do criador do grupo para, então, ser aceito.
O LinkedIn está se tornando popular entre as pessoas que tem
interesse de construir uma carreira profissional e, por ser diferente das
demais redes sociais existentes, deve ser utilizado com cautela porque tudo o
que for publicado lá poderá ser analisado por um possível “futuro chefe”. Portanto,
todo cuidado é pouco!
Gabriela Neres
Se a muito tempo já estamos sendo alertados sobre os cuidados que devemos ter ao postar algo no Facebook, quem dirá no LinkedIn. Visto que o perfil é criado, quase que exclusivamente, para manter auxiliar em contatos profissionais. Acho interessante a ideia dessa "Nova rede exclusiva para o mercado de trabalho", mas precisamos pensar em como os indivíduos reagem a isso. Será que, somente, pessoas interessadas em encontrar empregos, ou outros que queiram disponibilizar vagas para o mercado estão conectados? Talvez não. E, é na inclusão desses que, geralmente fazem uma conta pra entrar no "Novo", "na nova rede", "No atual" que o intuito original se perde, ou não se concretiza. As pessoas devem ter em mente do porquê entrar naquela rede. E isso é algo que, muitas vezes, não é ensinado, se é que pode ser ensinado.
ResponderExcluirO LinkedIn se propõe a ser uma rede profissional, mas eu e particular não conheço ninguém que dê credibilidade a isso. Quem possui conta nessa rede muitas vezes tem para estar presente e ser "encontrável" em vários canais, mas não crê muito que aquilo abrirá portas. Ainda há dificuldade em conseguir junto aos usuários da rede essa credibilidade e acho que ela só ocorre quando mais usuários tem acesso a ela e eles veem realmente oportunidades.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirÉ a prova viva de que as redes sociais não estão aí para servirem só como diversão ou como um meio de comunicação para as pessoas. De fato, o Linkedin serve também para manter contato, mas quase que exclusivamente um contato mais voltado para a área profissional. Por mais que muitos de nós não tenhamos consciência de alguém que possui um perfil no site, o Brasil está no topo da lista dos países da América Latina que utilizam a rede social. E não é possível que, com 11 milhões de usuários brasileiros e mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, o site não tenha credibilidade em se tratando do seu objetivo voltado para o lado profissional.
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