quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tumblr: Várias funcionalidades em uma única rede



O Tumblr se trata de uma plataforma de blogging bem diversificada, por permitir que seus usuários publiquem os mais diferentes tipos de conteúdos, como textos, vídeos, imagens, áudios, links e etc. Nessa rede social, os usuários possuem a possibilidade de seguir outros usuários, fazendo assim com que seus posts sempre apareçam em seu painel. Além disso, o Tumblr permite que os usuários "rebloguem" outros blogs, atividade semelhante ao "RT do Twitter".

O Tumblr é um site conhecido em todo o mundo, onde a maioria de seus usuários são jovens. O site foi fundado em 2005 por David Karp e Marco Arment. Em 2009 foi adquirido pelo Tumblr o aplicativo para iPhone"Tumblerette", criado por Jeff Rock e Garreth Ross e em 2010 foi anunciado que o site estaria disponível para BlackBerry e atualmente já existe também disponível o aplicativo para Android.

Em 2011 a rede social ganhou um novo design e novas funcionalidades, como responder mensagens privadas. Nesse período, o Tumblr já contabilizava mais de 4 bilhões de publicações e cerca de 19 milhões de blogs. No dia 09 de setembro de 2011 o site chegou a histórica marca de 10 bilhões de posts exclusivos.

Em 2013, o Tumblr foi comprado pelo Yahoo!, em uma transação que envolveu cerca de US$ 1,1 bilhão.

O Tumblr pode ser considerado, dentre todas as redes sociais, uma das que mais se destacam, por juntar várias funcionalidades, como Twitter, Facebook e WordPress em apenas uma plataforma. É uma forma muito fácil de abrir um blog e disponibilizar conteúdo em uma rede com milhões de usuários.

3 comentários:

  1. O Tumblr é, atualmente, utilizado por muitos, como uma válvula de escape. Há quem use como um diário e demonstre, através de frases e fotografias, postadas pelo próprio dono da página ou reblogadas de tumblrs alheios, seus sentimentos. Mesmo que tenha sido vendido para o Yahoo!, David Karp continuou liderando a equipe do Tumblr e não perdeu seu cargo.

    ResponderExcluir
  2. Tumblr ganhou muito espaço no mundo virtual, mas, de uns tempos prá cá veio perdendo isso porque as pessoas que a utilizam (faixa etária entre 13 e 25 anos) estão ficando mais velhas e deixando de usar a rede. Talvez seja esse o principal objetivo da compra do site pelo Yahoo: atrair mais usuários. Eu como usuária percebo que ultimamente vem sendo feitas várias mudanças que pra mim são para "segurar" as pessoas na rede social. É interessante essa rede porque prioriza a criatividade, a criação de laços sociais e faz com que seus atores se sintam especiais dentro desse gigantesco universo do Tumblr.

    ResponderExcluir
  3. O Tumblr faz tanto sucesso entre jovens por ser uma especie de junção de todas as outras redes sociais. Nele, é possível compartilhar fotos, músicas, videos e muitos desses compartilhamentos tem um certo significado. Como a Iane disse acima, ele pode ser usado como uma válvula de escape pelos usuários a partir de identificação com um certo post. Muito do que é compartilhado funciona por uma forma de espelho, seja ele de personalidade ou sentimento.

    ResponderExcluir