quinta-feira, 20 de junho de 2013

É bonito? Seja bem vindo!

            

             A Beautiful People é uma rede que só entram pessoas bonitas, você se inscreve com uma foto e durante 48h pessoas do sexo oposto votam se você é bonito para ser aceito na rede ou não, esta votação pode ser acompanhada em tempo real. Já foram rejeitados milhares de perfis de usuários considerados feios.

            Um vírus chamado sugestivamente de Shrek invadiu a rede e permitiu que mais de um milhão de usuários feios fossem aceitos. Os diretores do site perceberam isso e enviaram aos usuários feios que tinham sido aceitos uma carta de desculpas e expulsão da rede. Sobre isso Robert Hintze, fundador da rede falou “Enquanto negócio, nós lamentamos a perda de qualquer membro, mas mantém-se o fato de que os nossos membros exigem que o padrão de alta beleza seja mantido. Deixar gordinhos perambulando pelo site é uma amaça direta ao nosso modelo de negócios e ao próprio conceito com o qual o BeautifulPeople.com foi fundado."

            No texto se fala que o computador pode ser uma via de construção do capital social, sem dúvida isso se encaixa na rede social Beautiful People, mas como é esse capital social? Pois uma relação construída inicialmente por ter beleza ou não é no mínimo superficial. Isso também se relaciona com outra observação que Raquel Recuero faz no texto, sobre a artificialidade das estruturas sociais nas redes.

            São falados de dois tipos de capital social o conector e o fortalecedor, a esses dois valores é acrescentado o da manutenção. A artificialidade das redes se deve também ao fato de que não há uma manutenção, as pessoas são aceitas nas redes, mas o capital social não é constantemente alimentado. Na vida real para manter-se uma amizade precisa alimentar a relação, nas redes após você virar amigo de alguém ele estará lá até você excluir a conta.


3 comentários:

  1. Pra mim, essa rede social é uma transmissora de preconceitos. Claro, cada site é criado com um objetivo e o desse é manter apenas pessoas bonitas conectadas. Mas que padrão de beleza é esse? O Europeu? O Africano? O brasileiro? Todos sabemos que cada lugar do mundo tem o seu padrão e que uma pessoa bonita aqui pode ser considerada feia lá fora, ou vice e versa. Achei bem interessante saber a respeito dessa rede social pois não a conhecia e por um momento é até engraçado e você se pergunta: Será que que eu seria aceito? Mas, parando pra pensar, ela não faz muito sentido em locais como o Brasil onde há uma grande mistura de raças, beleza exóticas etc.

    ResponderExcluir
  2. Chega a ser engraçado o critério que essa rede social tem para aceitar seus usuários. Mas fica a pergunta no ar: qual o padrão de beleza que eles seguem? Pois, como a Gabriela disse, uma pessoa pode ser considerada bonita em uma parte do mundo e ter uma crítica completamente diferente em outro lugar. Porém, considerando a forma de votação, que é feita pelos que já são membros do site, eles têm nacionalidades e opiniões diferentes. O próprio diretor-geral do site, Greg Hodjek, concorda que não é politicamente correto dizer que as pessoas querem estar com alguém atraente, embora seja honesto.

    ResponderExcluir
  3. O alto padrão de beleza exigido pelo site é também altamente preconceituoso e altamente excludente, chega a beirar a perfeição. Como comentado em sala, uma pessoa fraca psicologicamente ao tentar entrar nessa rede e não conseguir, pode até desenvolver algum tipo de depressão por não se achar perfeita o bastante pra sociedade.

    ResponderExcluir